Viúva Negra – Yelena Belova
É uma personagem fictícia da Marvel. Apareceu pela primeira vez na Inhumans #5, em Março de 1999. Foi criada por Devin Grayson e J. G. Jones. Ela foi a segunda a utilizar o nome Viúva Negra, na Era Moderna. No filme da Viúva Negra, a personagem será interpretada pela atriz Florence Pugh.
Yelena foi treinada como espiã e assassina na Sala Vermelha. Originalmente era inimiga de Natasha Romanoff e foi enviada para matá-la. Por muitas vezes, Yelena se sentiu inferior a Natasha e sempre fez de tudo para supera-la. Mesmo tendo sido a única na sala vermelha a superar Natasha, ela nunca conseguiu se sentir melhor que ela, enquanto não conseguisse matar Natasha. Mais tarde, acabaram se tornando aliadas e Yelena aceitou quem ela realmente era: uma versão de Viúva Negra tão boa e letal quanto Natasha.
Yelena foi uma espiã russa pós-soviética do GRU, também foi membro da S.H.I.E.L.D., Vanguarda e HYDRA. Quando estava sob os serviços da HIDRA, eles a transformaram em uma versão do Super-Adaptoid. Com todo esse poder, chegou ao Alto Conselho da I.M.A.
Yelena foi apresentada na mini-série da Viúva Negra Natasha Romanoff, de 1999, com o selo Marvel Knights, onde Yelena recebe a missão de matar Natasha e assumir o manto da Viúva Negra, mas não chega nem perto de conseguir. No ano seguinte, Yelena teve uma história solo com sua própria minissérie de três edições, também intitulada Black Widow, chamada “A Aranhinha Branca”, sob o selo Marvel MAX para uma audiência madura, pois o enredo é cheio de conteúdo erótico. O arco da história é de 2002, feito pelo escritor Greg Rucka e pelo desenhista Igor Kordey. O enredo dessa HQ foi um flashback contando a história de Yelena se tornando a segunda Viúva Negra, em eventos que antecederam sua aparição em “Inumanos #5”. Na HQ da “A Teia da Viúva Negra”, é revelado que Yelena é um clone, e a Yelena original já morreu há algum tempo, assim como Natasha Romanoff, porém Yelena parece lidar melhor com a situação do que Nat.
Ainda na HQ solo de Yelena “A Aranhinha Branca”, é demonstrado que ela é tão boa quanto Natasha, mas ainda se sente insegura a vestir o manto de Viúva Negra. Para que se liberte desses medos, o próprio general que comanda a Sala Vermelha lhe ordena assassinar seu instrutor, o tenente coronel Starkovsky, que Yelena considerava como pai. Yelena acaba descobrindo que seu instrutor não a via como filha e que tinha por ela uma grande atração reprimida. Por fim, a história termina sem ela descobrir que foi a própria equipe que matou Starkovsky, e durante o processo de encontrar o assassino, que foi apenas um bode expiatório, ela se torna a Viúva Negra que eles tanto queriam.
Os poderes e habilidades de Yelena são os mesmo do treinamento de Natasha Romanoff, por isso suas habilidades são iguais a dela: Possui alto condicionamento atlético, Acrobacias, Ótima atiradora, Multilíngue, Especialista em Táticas, Hacker Talentosa, Mestre em Sedução, Extensa formação militar, Mestre em artes marciais e Perita em espionagem. Como um Super-Adaptoid, ela foi transformada com material sintetizado do Super-Adaptoid, onde ela poderia adaptar os poderes de qualquer um ao seu redor, como Luke Cage, Homem de Ferro, Ms. Marvel, Sentinela, Homem-Aranha, Mulher-Aranha e Wolverine.