Madame Hidra
Com o codinome Madame Hidra, ou Víbora, seu verdadeiro nome é Ophelia Sarkissian. Ela é uma personagem fictícia da Marvel que apareceu pela primeira vez na HQ do Capitão América #110, em fevereiro de 1969. Foi criada por Jim Steranko.
Ainda muito criança, Ophelia perdeu seus pais em uma guerra política. Ela acabou ganhando uma cicatriz no lado esquerdo da face, ela passou a usar o seu cabelo para esconder a cicatriz.
Acabou sendo adotada pela Hidra, junto a mais 96 meninas órfãs, onde foram severamente treinadas por Kraken. A mais agressiva e melhor lutadora se tornaria a Víbora. Das 96 orfãs, Ophelia foi a que mais se destacou, tornando-se, assim, a Víbora. Depois de 12 anos de treinamento e manipulações genéticas promovidas pela Hidra, ela fez um pacto com o Deus Ancião Chthon, que a tornou uma vilã ainda mais temida, por ganhar poderes semelhantes à uma cobra.
Posteriormente, Víbora vai em busca da sua própria organização e o Samurai de Prata passa a ser seu guarda costas e parceiro de crimes. Ela envia uma equipe de vilões para se infiltrar na Irmandade da Serpente ou Esquadrão Serpente, como também era chamada. Jararaca, membro desta equipe, diz para Víbora se passar por Mamba Negra, e assim matar Coral, o líder da irmandade. Víbora assim o faz, e se torna a nova líder da Irmandade. Seu próximo passo como líder foi usar sua irmandade da serpente para envenenar o sistema de água de toda Washington, evento que ficou conhecido como a Noite das Cobras em Washington. Logo após o evento, ela foi presa.
Víbora teve uma amiga e aventureira, Seraph, que na época era namorada de Wolverine. Em uma batalha em Madripoor, Víbora ajuda Wolverine contra o Dentes de Sabre, e a batalha acaba com a morte de Seraph. Em suas últimas palavras, Seraph fez com que Logan jurasse lealdade para com a Víbora. Wolverine se sentiu em dívida com Víbora e a prometeu que realizaria um pedido para ela, quando ela quisesse. Um tempo depois, Víbora cobra a dívida e pede para que Logan se case com ela. Mesmo amando Samurai de Prata, Ophelia casou-se com Logan, pois essa união permitiria que seu nome tivesse mais peso na conquista pelo trono de Madripoor.
Depois de conquistar seu trono, Víbora continua a seguir a tradição do local e decide criar um torneio sangrento na ilha. Tendo Wolverine como seu campeão, o mutante enfrenta Ogun, um espírito demoníaco ninja, que acaba possuindo o corpo de Víbora depois que falhou na tentativa de possuir o corpo de Logan. Para se livrar do espírito, Wolverine precisou ferir sua esposa gravemente, conseguindo exorcizar o demônio. Como troca por cuidar do tratamento da Víbora, Logan pediu que ela aceitasse o divórcio. A união termina, sem ressentimentos, e com ele prometendo nunca a atacar.
Víbora tentou colocar a Mulher-Aranha, Jessica Drew como um agente duplo dentro da SHIELD, utilizando recursos da Hydra para restaurar os poderes que Drew havia perdido. A relação de Víbora com a Mulher-Aranha é um tanto confusa, pois a primeira vez que a heroína cruzou o caminho da Madame Hidra, acreditava que se tratava de sua mãe. Na descoberta pela verdade, Jessica acabou sendo enviada para uma dimensão mágica, em uma das manipulações de Morgana Le Fey, e foi resgatada pela Víbora. De certa forma, existe uma conexão entre elas, em diversas ocasiões elas lutaram juntas, e as vezes uma contra a outra. Víbora resgatou Drew de várias situações perigosas, mas sempre tentando recrutá-la para HIDRA.
Outras personagens já assumiram a identidade da Madame Hidra, por ser um título dado às mulheres mais poderosa dentro da organização da HIDRA. Entre os nomes mais conhecidos estão Valentina Allegra de Fontaine, uma antiga agente da S.H.I.E.L.D. que se infiltrou na organização criminosa e adotou a identidade que antes pertencia à Víbora, traindo a HIDRA logo em seguida, e Elisa Sinclair, que é uma poderosa bruxa. A personagem apareceu no filme Wolverine: Imortal, como Víbora, interpretada pela atriz russa Svetlana Khodchenkova. No filme, ela é uma mutante com venenos e toxinas. Também apareceu na quarta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D., interpretada pela Atriz Mallory Jansen. Na série ela ficou bem parecida com a personagem das HQs, sendo chamada de Ophelia.