Curiosidades Sobre o Clássico Animado de Mulan
Com live-action vindo por aí, é bom relembrar e até descobrir algumas curiosidades sobre a animação que ganhou nossos corações na década de 90. O filme de Mulan e sua sequência está cheio de informações que talvez na época você não tenha se atendado, então vamos ver quais são?
Mulan foi o primeiro de três animações da Disney produzidos na Disney studios, em Orlando, Flórida. O desenvolvimento do filme começou a ser produzido em 1994 e estreio em 1998. Vários supervisores artísticos foram enviados à china para receber inspiração artística e cultural para produzir o filme.
Mulan, foi baseado na lenda chinesa de Hua Mulan. Conhecida também pela transliteração Fa Mulan, que é uma heroína que se disfarça de guerreiro, se une a um exército exclusivamente masculino conforme descrito no famoso poema narrativo chinês “a balada de Mulan”. A obra foi composta no século VII, durante a maior parte do qual a dinastia Tang governou a China.
A carreira da cantora pop Christina Aguilera alavancou após a canção Reflection, tema do filme. O sucesso desta lhe rendeu um contrato com uma grande gravadora, mais tarde ela incluiu a música no seu álbum. Reflection fez tanto sucesso que aqui no brasil foi dublada por Sandy & Júnior tanto na versão em inglês como em português, chamada” imagem”. Jackie chan, dublou o general li shang, nas versões chinesas (mandarim e cantonês). Ele também cantou a versão local de “i’ll make a man out of you”.
Mulan é uma princesa Disney, pois segue a terceira regra da Disney, ser princesa por um ato heroico. Já que ela não cumpre os outros quesitos, ter nascido na realeza, ser princesa de sangue, ou ser casada com um membro da realeza.
No primeiro filme de Mulan, ela se apaixona pelo general Li Shang. Na sequência do filme, Mulan II, eles se casam e Mulan é encarregada de escoltar princesas do reino, mantendo-as em segurança, para que se casem com príncipes. O segundo filme, lida com casamentos arranjados, lealdade, relacionamentos, fazer escolhas, confiança e encontrar o verdadeiro amor.
O live-action de Mulan, foi originalmente planejado para começar a ser filmado em outubro de 2010, mas acabou sendo cancelado. De acordo com uma fonte da Vanity Fair, a especulação era apenas um “ponto de partida” de que todos os personagens principais teriam que ser de fato chineses. Outras questões envolvem o Live-action, pois muitas personagens e até músicas, não estarão presentes no filme, fazendo-nos questionar se será uma boa adaptação.
O live-action de Mulan, também enfrentou boicote em Hong Kong, pois no dia 16 de agosto de 2019, atriz Liu Yifei, protagonista do filme, declarou publicamente em seu Twitter, apoio aos policiais acusados de agirem brutalmente contra manifestantes pró-democráticos em Hong Kong. A notícia se espalhou rapidamente pelo Twitter e logo tomou conta de toda a internet. A cidade chinesa enfrenta uma onda de manifestações pró-democracia e contra um projeto de lei de extradição que, se aprovado, pode favorecer a parcialidade nos tribunais do país.