Mundo Geek Feminino

Sabrina Spellman

É uma personagem fictícia da série da Archie Comics, chamada ‘Sabrina – a Bruxa Adolescente’, criada pelo escritor George Gladir e pelo artista Dan DeCarlo. Apareceu pela primeira vez em Archie’s Mad House nº 22, em outubro de 1962. E na TV, em 1969, em um segmento de The Archie Comedy Hour, uma série de desenhos animados produzida pela Filmation para a CBS.

Sabrina tem cabelo curto, na cor branca, algumas vezes é retratada loira e com sardas. Geralmente usa uma faixa na cabeça. A origem inicial de Sabrina se deu quando suas tias, Hilda e Zelda Spellman, criaram uma poção mágica que deu errado. Mais tarde, na série ‘Sabrina, Aprendiz de Feiticeira’, de 1996, foi dito que Sabrina é uma meia-bruxa, sendo filha de mãe humana, enquanto seu pai é um bruxo poderoso.

Sabrina mora com Hilda e Zelda, na cidade fictícia de Greendale, tem um animal de estimação chamado Salem Saberhagen. Nas HQs, Salem era um típico gato de bruxa que não falava. Mas na comédia de 1996, foi mostrado que Salem era um bruxo que foi transformada em um gato, como punição por tentativas de dominação do mundo.

A maioria das aventuras de Sabrina consistem nela tentando usar seus poderes em segredo para ajudar aos outros, pois as bruxas não podem contar aos mortais sobre suas habilidades ou existência. Um tema recorrente nas histórias de Sabrina é que ela está aprendendo mais sobre o uso adequado de seus poderes, seja através de suas tias ou, como mostrado nas HQs originais, através de viagens para uma dimensão mágica, lar de várias criaturas mágicas e mitológicas, que incluía outras bruxas. Vários nomes são dados para essa dimensão, os quadrinhos de meados dos anos 2000 se referem a ela como “Magic Realm” enquanto a sitcom live-action se referia como “Other Realm”. Quando Sabrina estava nesse lugar, ela geralmente agia como uma super-heroína.

O principal interesse romântico de Sabrina é com o mortal Harvey Kinkle que, como quase todos os outros mortais no mundo de Sabrina, não sabe que ela é uma bruxa. Esse romance durou bastante tempo nas HQs e nas telinhas. Mas nem sempre ele foi o único romance da bruxinha, que encanta por onde passa e ao longo de suas histórias teve outros amores.

Em 1971, Sabrina teve sua primeira série. Também teve uma série animada, em 1999–2000, onde ela tinha 12 anos, com continuações intituladas: ‘Sabrina: Friends Forever’ e ‘Sabrina’s Secret Life’. Em 1996, um telefilme chamado ‘Sabrina – The Teenage Witch’ estreou no canal Showtime, estrelado por Melissa Joan Hart. Mais tarde, naquele mesmo ano, o filme deu origem à série de televisão live-action na ABC, que durou sete temporadas até 2003. Em 2012, ‘Sabrina: Secrets of a Teenage Witch’ mostrou uma Sabrina mais jovem. Atualmente, ela tem uma série na Netflix com 4 temporadas, O Mundo Sombrio de Sabrina, baseada na HQ de mesmo nome.

Compartilhe este post!