Safiyah Sohail
A personagem apareceu pela primeira vez nas HQs da Batwoman: Renascimento #1, de 2017. Foi criada por Marguerite Bennett, James Tynion IV e Steve Epting. Safiyah é líder da nação pirata de Coryana, uma ilha bem escondida do mundo. Um dia, Safiyah cruza o caminho de Kate Kane, após ela aparecer na costa da praia da ilha se afogando. Esses acontecimentos, são antes de Kate se tornar a Batwoman, no período em que viajava ao redor do mundo, após ter sido expulsa do quartel. Depois de salvar Kate da quase morte, Safiyah começa a se apaixonar por ela, para desgosto da maioria da população de Coryana e de sua atual parceira Tahani.
Por meio de uma sequência de eventos, é revelado que Kate estava carregando uma bactéria mortal para Coryana, através dos ferimentos que ela havia sofrido enquanto se afogava perto da ilha. Safiyah culpa um dos senhores da guerra de Coryana pela disseminação da bactéria e o executa. Kate não aceita a morte do rapaz e a atitude fria de Safiyah, elas brigam e a relação delas se esfria. Quando Kate se dá conta que a culpa pelo vírus é dela, questiona se Safiyah sabia, a própria confirma que sim, e fez isso porque não poderia matar a sua amada. Kate foge da ilha, o que deixa Safiyah com o coração partido e o sentimento de que Kate foi ingrata.
Anos depois, agora como Batwoman, Kate segue a origem de uma nova toxina a mando do Batman e acaba voltando para Coryana. Lá, descobre que Safiyah está envolvida com uma organização terrorista chamada “Muitos braços da Morte”, se intitulando a Mãe da Guerra. Mas depois é revelado que se trata de Tahani, codinome The Knife (Punhal, na tradução da HQ), a ex de Safiyah. A situação se complica ainda mais quando Kate descobre que Tahani sequestrou Beth Kane, com o objetivo de usar as toxinas e reativar sua personalidade malvada, já que agora ela é boa e se intitula como Alice Vermelha. Tahani faz tudo isso para se vingar de Safiyah e Kate.
Depois de salvar sua irmã Beth das garras de Tahani. Kate liberta Safiyah do cativeiro que a mantinha presa, Batwoman queria ter certeza que não era ela por trás da confusão. Ao final, Safiyah surpreende Kate ao pedir que ela a acompanhe, que deixe tudo para trás, tentando convencê-la de que ela já fez tudo que podia, já cuidou da irmã, já salvou Gothan diversas vezes, e de que agora seria a hora perfeita, não havendo nada para prendê-la ali, mas Kate não sente isso e nega a proposta. E assim, Safiyah vai embora e Kate segue sua vida como Batwoman.
A personagem Safiyah, apareceu na segunda temporada de Batwoman, interpretada pela atriz Shivani Ghai. Sua aparição, já vinha sendo cogitada pelos fãs desde a primeira temporada, já que os terroristas “Os Muitos Braços da Morte”, ligados a história de Safiyah, apareceram na série. Posteriormente houve o episódio da flor Rosa do Deserto da ilha de Coryana, arquitetado pela Alice, que usou a planta para curar os cidadãos de Gotham, depois que ela mesma os infectou. Safiyah é uma personagem tão má quanto Alice, isso a torna a principal vilã da segunda temporada. A personagem Kate Kane tem feito falta nessa temporada, pois muitos dos eventos das HQs da “Batwoman: Renascimento” tem o envolvimento direto da heroína, contudo os produtores estão conseguindo ter jogo de cintura e adaptar bem a nova Batwoman na história.