Mundo Geek Feminino

Karma

Com o codinome Karma, seu nome verdadeiro é Xi’an Coy Manh, apelidada de “Shan”. Ela é uma personagem fictícia da Marvel. Apareceu pela primeira vez na Marvel Team-Up #100, em dezembro de 1980. Foi criada por Chris Claremont e Frank Miller. Nas HQs dos Novos Mutantes, por ser a mais velha entre eles, acaba se tornando a líder. O poder mutante de Karma é possuir mentalmente o corpo de outras pessoas, além de dominar muito bem a telepatia, conseguindo ler mentes e projetar seus pensamentos para outras pessoas.

Karma é uma vietnamita que fugiu com sua família da Guerra do Vietnã. Seu pai era um coronel do exército do Vietnã do Sul que foi forçado a trazer sua esposa e quatro filhos para as missões. Shan tem um irmão gêmeo, chamado Tran Coy Manh, com o poder mutante igual ao dela, porém ele prefere usá-los para o mal. Quando criança, Xi’an viu um soldado inimigo ameaçar seu irmão. Não percebendo que ela tinha um poder mutante, agiu impulsivamente e tomou posse da mente do soldado, impedindo-o de matar Tran. Seu irmão tomou a mente do soldado e o fez se matar. Xi’an manteve seus poderes em segredo, mas Tran contou ao tio deles, Nguyen Ngoc Coy.

O General Coy, mais tarde, providenciou para que a família de Shan deixasse o Vietnã, Tran foi enviado primeiro e depois o restante da família, que partiu em um barco super lotado. O pai de Shan foi assassinado, atacado por piratas, que agrediam e estupravam as mulheres, inclusive sua mãe, que foi violentada e infelizmente não resistiu e morreu. Quando os sobreviventes foram resgatados pela marinha dos Estados Unidos, Shan, seu irmão mais novo, Leong Coy Manh , e sua irmã mais nova, Nga Coy Manh, foram enviados para se reunir com seu tio Coy e Tran. O general Coy havia se tornado um criminoso poderoso e próspero nos Estados Unidos, tudo com a ajuda dos poderes de Tran.

Naquela época, o general Coy sequestrou os irmãos de Shan, Leong e Nga, em um esforço para chantagear Shan para trabalhar para ele. Desesperada, ela localizou o Homem-Aranha , que acreditava ser um criminoso de acerto de contas, e, tomando posse de sua mente, faz ele usar seus poderes para resgatar seus irmãos. Depois de uma tentativa que não deu em nada, Shan é forçada a liberar a mente do herói. Porém o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico concordaram em ajudá-la. Seu irmão Tran usa seus poderes para assumir o controle do Quarteto Fantástico e fazê-los atacar o Homem-Aranha. Para salvar o Homem-Aranha, que agora Shan sabia não se tratar de um criminoso, ela se vê forçada a matar seu irmão, absorvendo sua essência de vida em si mesma. Com isso, Shan consegue resgatar seus irmãos.

Nas HQs dos Novos Mutantes pensa-se que Karma estava ausente ou morta por um breve período, mas ela havia caído sob o controle do Rei das Sombras. O Rei das Sombras possuía o corpo de Shan e usava seus poderes para montar um império criminoso. O ato do Rei das Sombras tornou Karma obesa. Magia e Warlock salvam Karma do Rei das Sombras e ela trava uma batalha psíquica com ele, onde ela vence, isso força o Rei das Sombras a fugir de volta para o Plano Astral.

Em Asgard, a personagem Magia usou seus discos de teletransporte, mas as magias de Enchantress afetaram o destino dos portais, e os Novos Mutantes foram separados no tempo e espaço. Karma se viu presa no deserto e deitou-se para morrer, devido ao seu peso ela se viu sem chances de tentar, mas por conta de uma garotinha que apareceu, ela cria forças para protege-la e busca por uma saída daquele lugar. Elas atravessam o deserto por meses e, no final, Karma consegue perder o peso que ganhara sob a influência do Rei das Sombras e se torna impecável com o uso de seus poderes.

Já adulta e sem fazer mais parte dos Novos Mutantes, Karma aparece com o cabelo pintado e usando piercing no corpo. A maioria de seus ex-companheiros de equipe dos Novos Mutantes agora são membros da X-Force. Enquanto estudava e trabalhava na Universidade de Chicago como bibliotecária, Shan cruza o caminho com Kitty Pryde e a ajuda a combater Sentinelas. Tempo depois, ela confessa para Dani que sente atração por Kitty, mas não é correspondida, revelando ser lésbica. Nas histórias da “Era do X”, neste universo, Karma tem uma perna mecânica.

Compartilhe este post!