Mundo Geek Feminino

Kitty Pryde

Katherine Anne “Kitty” Pryde, é uma personagem fictícia da Marvel. Apareceu pela primeira vez em Uncanny X-Men #129, em janeiro de 1980. Foi criada pelo escritor e artista John Byrne e Chris Claremont. Ela é uma mutante com habilidade de atravessar matérias sólidas, líquidas e gasosas.

Katherine foi batizada com esse nome em homenagem à sua avó. Seus pais, os judeus Carmen e Terri Pryde estavam próximos de se separar, justo quando surgiram os primeiros sinais dos poderes de Kitty. Aos 13 anos ela subiu para seu quarto sentindo uma forte dor de cabeça. Deitada na cama, fechou os olhos, desejando que a dor passasse. E passou. Para sua surpresa, quando abriu os olhos, encontrava-se na sala de estar, no andar inferior, usando assim, pela primeira vez, seu poder de atravessar objetos sólidos.

O professor Charles Xavier a localizou com o Cérebro e enviou Colossus, Tempestade e Wolverine para encontrá-la, sem saber que o Clube do Inferno, liderado por Emma Frost (vilã na época), também monitorava as atividades do supercomputador. Os X-Men levaram Kitty a uma sorveteria, onde de repente, mercenários do Clube do Inferno atacam. Kitty recuou assustada e se viu atravessando a parede. Os X-Men acabam presos e ela, que não estava disposta a abandonar seus novos amigos, se esconde a bordo da nave. A adolescente consegue se aproximar de Ororo, sem ser vista, pega o telefone dos X-Men e pede ajuda. Com isso, Kitty demonstra uma coragem fora do comum para alguém de sua idade.

Kitty ficou muito próxima dos X-Men depois do feito heroico, como membro mais novo do time, sendo considerada pelos mais velhos como uma irmãzinha, incluindo sua grande amiga Tempestade. Kitty, em muitas das histórias dos X-Men, teve atração por Colossus, chegando a ter um relacionamento. Seu dragão Lockheed por várias vezes a ajuda com o namoro, afastando qualquer outro pretendente.

Passou a ser conhecida também como Lince Negra, depois que Ogun, o sensei de Wolverine, a sequestrou e, através de magia, alterou sua personalidade, transformando-a numa grande ninja para atacar Wolverine. Este consegue recuperar a consciência de Kitty, mas muito do aprendizado ninja permaneceu com ela.

Em Excalibur, Kitty é um dos elos principais dos personagens retratados. Nesta HQ, ela é uma menina de 15 anos que decide entrar para a faculdade e passa para Oxbridge, na Inglaterra. Um dos pontos altos dessa história é quando Illyana morre e sua espada espiritual ressurge em Kitty, tentando dominá-la. Amanda Sefton é convocada por sua mãe, Margali, para salvar Kitty e não deixar a espada cair em mãos erradas. Amanda ajuda Kitty a derrotar o perigo e entrega a espada a Margali, sem saber que ela também tinha interesses malignos.

Na série animada “X-Men: Evolution”, Kitty descobre ser uma mutante aos 15 anos. Ela sonha que está voando e, de repente, começa a cair. Quando Kitty acorda percebe que atravessou de seu quarto até o porão. O Professor Xavier, junto com Jean Grey, detecta-a com o Cérebro e vão falar com seus pais. Ao longo da série ela amadurece e inicia um romance com Lance, que muitas vezes é atrapalhado pela Irmandade dos Mutantes, grupo ao qual ele se juntou. Geralmente Kitty é alegre e otimista, amiga leal e sempre quer ajudar aos outros. É uma ótima aluna, muito inteligente, porém é péssima cozinheira e motorista.

Compartilhe este post!