Xena – A Princesa Guerreira
É uma personagem fictícia da franquia Xena: Warrior Princess, de Robert Tapert, criada por Tapert e John Schulian, e interpretada pela atriz Lucy Lawless. A personagem foi criada para a série de TV Hercules: The Legendary Journeys, em 1995. Era para a personagem morrer na série, mas como ganhou muitos fãs rapidamente, acabou ganhando uma série própria, em 4 de setembro do mesmo ano, além de uma série em quadrinhos de mesmo nome, com vários volumes. A personagem teve presença no filme animado Hercules and Xena: The Battle for Mount Olympus, de 1998.
Xena foi a personagem principal de uma série, onde mostrava sua busca por redenção, devido ao um passado criminoso onde era uma ladra e assassina. Ela se arrependeu de seus pecados após conviver com Hércules e decidiu usar suas habilidades de luta para ajudar pessoas e aliviar sua culpa. A série durou seis anos e teve 134 episódios. A personagem Xena é apontada, até os dias atuais, como responsável por uma mudança nos gêneros de ação e aventura e a pioneira em uma nova fase de mulheres em papéis de ação, sendo considerada um modelo feminista.
Na busca por redenção, Xena conheceu Gabrielle, que no decorrer das histórias, ela se tornou sua melhor amiga e principal aliada. Muitos viam a relação delas como mais que amigas, e isso foi confirmado pelos produtores da série, que até gostariam de assumir a relação casal de lésbicas, mas optaram não levar adiante por ser uma série de TV aberta e pela forte oposição das redes de TVs. Eles foram coagidos pelas redes e ameaçados de perder os patrocínios se levassem a ideia adiante, contudo elas chegaram a gravar cenas em que se beijavam, sendo estas cortadas e nunca foram ao ar. Inicialmente, a série não iria ter Gabrielle como companheira de viajem de Xena e sim Pan, o Acrobata Ginasta da Floresta, que era um surdo-mudo ao estilo Tarzan, e os dois lutariam contra um vilão chamado O Grande Khan.