Mundo Geek Feminino

Margaret Heafield Hamilton

Esse é um momento que chamo de “Mulheres Reais”, onde eu falo um pouco sobre mulheres que fizeram história e que podem nos inspirar. E com certeza Margaret Heafield Hamilton é uma delas, no mundo da tecnologia e das pesquisas espaciais.

Cientista da computação, engenheira de software e empresária estadunidense, Margaret foi diretora da divisão de software no laboratório de instrumentação do MIT, que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à lua. O software de Margaret impediu que o pouso na lua fosse abortado.

Na imagem acima, a mais famosa foto de Margaret, onde ela tem em suas mãos os códigos que escreveu para a missão Apollo 11.

Margaret publicou mais de 130 artigos, atas e relatórios relacionados aos sessenta projetos e seis programas importantes nos quais ela esteve envolvida. Em 22 de novembro de 2016 foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, honraria recebida por seu trabalho sobre o desenvolvimento do software de voo a bordo das missões da Apollo da Nasa.

O trabalho de Margaret Hamilton evitou que o pouso na lua da Apollo 11 fosse abortado. Quando faltavam três minutos para a Apollo 11 pousar na lua, vários alarmes do modulo lunar começaram a tocar. O computador ficou sobrecarregado com atividades do radar de aproximação. No entanto, devido à arquitetura robusta do software, o sistema continuou funcionando de maneira que as atividades prioritárias interrompessem as menos prioritárias. Ela sabia, por ter escrito o código, que o modulo seria capaz de realizar o pouso, pois foi programado para considerar as tarefas necessárias no momento da Alunissagem.

Compartilhe este post!