Dandara
Esse é um momento que chamo de “Mulheres Reais”, onde falo um pouco sobre mulheres que fizeram história e que podem nos inspirar. E com certeza Dandara, é uma delas, na luta contra a escravidão no Brasil.
Ela foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil. Esposa de Zumbi dos Palmares, teve três filhos com ele. É descrita como uma heroína, pois dominava técnicas da capoeira, lutou e liderou homens e mulheres nas muitas batalhas consequentes a ataques a Palmares, no século XVII, na Serra da Barriga, situada na então capitania de Pernambuco, região do atual estado de Alagoas.
Não se sabe se Dandara nasceu no Brasil ou no continente Africano, mas teria se juntado ainda menina ao grupo de negros que desafiaram o sistema colonial escravista por quase um século. Ela participava também da elaboração das estratégias de resistência do quilombo. Ela teria tido um importante papel no rompimento do marido com seu antecessor, Ganga-Zumba, primeiro grande chefe do Quilombo dos Palmares e tio de Zumbi. Dandara, ao lado de Zumbi, teria sido contrária ao pacto de paz que o líder estava aceitando, por entender que se tratava de um acordo que não previa o fim da escravidão. Ganga-Zumba acabou sendo morto por um dos palmarinos contrários à sua proposta.
Dandara é envolta de grande mistério, não se sabe nem quando ela nasceu, mas sua morte foi registrada em 6 de fevereiro de 1694, na Capitania de Pernambuco. Após ser presa, cometeu suicídio, se jogando de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escrava.
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa guerreira que até hoje nos inspira tanto. Essa força e garra está dentro de todas nós.