Mundo Geek Feminino

Viúva Negra – Natasha Romanoff

Nat teve algumas versões sobre sua origem ao longo dos anos, nas HQs da Marvel, e isso a deu muitos nomes e teorias. Seu verdadeiro nome é Natalia Alianovna Romanova, mas também é conhecida por: Natasha Romanoff, Tasha, Nat, Madame Nikita, Natalie “Nancy” Rushman, Laura Matthers, Nadine Roman, Tsarina, Vermelho, Oktober, Diabo, Natalia Shostakova, Natuska, Chama de Ébano, Mrs. Heck, Czarina.

Dentre suas histórias a que mais se reforça em suas HQs, é que Natasha foi salva por Ivan Petrovitch, quando o Partido Nazista colocou fogo no edifício onde ela vivia em Stalingrad (Volgogrado atualmente), com sua mãe. Antes do prédio cair e matar sua mãe, ela conseguiu entregar Nat, ainda bebê, pela janela para Ivan, e sua última palavra foi Romanoff, dizendo o sobrenome da menina. Ivan Petrovitch cuidou de Natasha Romanoff, por toda a sua vida, permanecendo ao seu lado, como pai adotivo e amigo.

Depois de alguns anos, um dos amigos comunistas de Ivan ofereceu para que ele colocasse Natasha em uma escola que seria muito boa para ela, onde estavam aceitando discípulos aptos a se tornarem bons para todo o povo. Isso despertou interesse em Ivan, que era muito ligado a defender a Rússia, acreditando que Nat poderia um dia servir como ele servira o país e logo permitiu que ela ingressasse na escola. Na HQ da Viúva Negra “Origem Fatal”, não mostra em que momento Nat esteve na sala vermelha, mas mostra devaneios dela ao conversar com Alexei, sobre sua vida, onde ela diz ser uma bailarina e ter pais. Isso dá entender que nesse período da escola, ela estava em uma instalação secreta sendo treinada na sala vermelha e sofrendo lavagem cerebral.

Em todas as histórias da Viúva Negra a sala vermelha esteve presente, devido a histórias de ser bailarina que se sabe que foram implantadas nesse período. Essas ilusões de que ela era uma bailarina do Teatro Bolshoi eram parte do treinamento para que Nat tivesse mais flexibilidade em suas lutas e ao mesmo tempo acreditar que teve uma vida normal como uma pessoa comum. Em uma de suas HQs, ela é mostrada bem novinha, fugindo do que parece ser a sala vermelha, e indo ver uma famosa dançarina de balé em seu estúdio, treinando. Nat a inveja e deseja mais que tudo ser como aquela dançarina e imita os passos da moça, como se aquilo fosse o seu escape para uma vida melhor. Mas tais memórias só podem ser flashs de quando ela estava sob o efeito da lavagem, já que nada disso aconteceu.

Ainda na HQ da Viúva Negra “Origem Fatal” Nat conhece Logan, um futuro X-Men, que a ensina combate corpo-a-corpo, rastreio, vale tudo e artes marciais. Por fim, Nat acaba aprendendo rapidamente e acaba por tirar sangue da boca de Logan, que logo percebe que Nat será uma mulher muito poderosa. Logan estava ali por pouco tempo, ele foi até lá em uma missão para matar Taras e, ao concluir sua missão, ele vai embora com a permissão de Nat, que percebe que gostava mais dele do que de Taras. Esta atitude faz com que ela tenha que fugir de sua base, pois seria condenada e executada como traidora. Ivan a encontra escondida três meses depois e diz que nunca irá deixa-la.

Em outro momento, também na HQ “Origem Fatal”, Nat está ajudando Ivan, que levou um tiro, em Berlin. Os dois estão bem feridos e James Gamer, o soldado invernal, os oferece um soro para os dois se curaram e ficarem mais fortes, sendo essa a única opção para salvar Ivan. Nat aceita logo, mas Ivan fica relutante, porem a palavra de Nat prevalece e eles acabam usando o soro. Trata-se do mesmo soro usado pelo Capitão América. Logo o soro aumenta suas forças e longevidade. Em outras versões, Nat teve o soro injetado em seu corpo na sala vermelha para torna-la mais mortal, não se distanciando tanto, já que o soldado invernal trabalhava para pessoas da sala vermelha.

O ponto alto da HQ “Origem Fatal” é quando Ivan, o pai adotivo de Nat, revela ter sentimentos que não são de pai por ela, aparentando tê-los desde quando ela era nova, e apenas esperava pelo dia em que ela estivesse crescida para tentar algo, ou que ela viesse a sentir o mesmo. Em uma última tentativa, ele até a beija a força, mas Nat releva não sentir nada desta forma, a não ser como um amigo, um pai, alguém da família. Isso o revolta de tal forma que ele simula sua morte para se vingar de Nat, que acredita que tudo aquilo era reação do soro, que até então ele era o único que não havia demonstrado nada. Mas quando ele se mostra um perigo para todos na Terra, Nat acaba matando-o.

Quando estava na KGB, Inteligência do governo Soviético, Natasha teve um casamento arranjado, sendo obrigada a se casar com o piloto de testes Alexi Shostakov. Mesmo não sendo o que desejava, acabou se apaixonado por seu marido arranjado e viveu feliz por alguns anos. Após um tempo, a KGB forjou a morte de Shostakov, com a aprovação do mesmo. Para ela, alegaram que o marido havia morrido em um acidente durante testes de um foguete, porém Alexi estava participando de um treinamento que o tornou o Guardião Vermelho, um agente especial criado para ser o equivalente da União Soviética ao Capitão América, que inclusive ele tomou o soro e a reação, nele, foi deixa-lo malvado. A mentira não durou muito e Nat acabou por descobrir e se viu obrigada a enfrenta-lo como um inimigo, sendo um oponente sério para ela, devido ao carinho que ainda tinha por ele e por ele saber todos seus movimentos em luta.

Mesmo com tantas versões para as histórias da Viúva Negra, o casamento com Alexi se repete em todas, assim como o forte sentimento que ela tem por ele. Na HQ “A Mais Fria das Guerras”, usam o amor que ela ainda sente por seu marido morto para atrai-la para uma armadilha, onde ele realmente sofreu um acidente e sobreviveu, mas passou anos sendo curado. Ao chegar lá, Nat percebe que nem tudo era mentira, mas aquele que estava lá não era mais seu marido, ele estava sob influência para matá-la, mas sem sucesso. Por fim, Nat se despede dele para sempre. A versão mais recorrente é a que ele finge sua morte e se torna um vilão. No filme, o personagem será interpretado pelo ator David Harbour, onde ele aparece no trailer conseguindo usar sua roupa de Guardião Vermelho, mesmo depois de ganhar peso.

A associação de Nat aos Vingadores se dá quando ela é capturada por seus mestres e novamente sofre uma lavagem cerebral, sendo forçada a se juntar ao Espadachim e ao Poderoso para destruir os Vingadores. Esse plano acabou falhando quando os Vingadores derrotam ambos os vilões. Nat consegue se recuperar dos efeitos da lavagem cerebral e, em uma tentativa de amenizar as coisas com a equipe, ela os ajuda contra o grupo denominado Filhos da Serpente. Natasha faz uma proposta para se unir aos Vingadores e os ajudar na batalha contra os Ultroids. Mas ser uma espiã e assassina não a ajudou a ser uma das mais queridas do grupo. Em várias histórias, Nat se mostra mais uma ajudante do que integrante, sendo solicitada todas as vezes que a situação se mostra complicada. Mas, por ser essencial em muitas das vezes, é reconhecida como uma vingadora.

Ao decorrer das HQs da Marvel, Nat teve relacionamentos com vários heróis importantes. Além de ter sido casada com Alexi Shostakov, o Guardião Vermelho, também namorou Matt Murdock, o Demolidor; Clint Barton, o Gavião Arqueiro; Bucky Barnes, o Soldado Invernal; teve um caso com o mulherengo Tony Stark e até Hércules, quando os dois fizeram parte do grupo Campeões. Mas em nenhuma história, além do cinema, mostra Nat namorando o Hulk.

Na HQ da Viúva Negra de 2019 é contada a história de Natasha Romanoff após o império secreto, onde Nat foi morta por um clone do mal de Steve Rogers, o Capitão América. A sala vermelha a trouxe de volta a vida, usando um clone da dela e inserindo suas memórias nele. Depois disso, Natasha destruiu a sala vermelha e os outros clones que existiam ali, e passou a viver nas sombras como uma mulher morta. Ela não aceitou muito bem o que fizeram com ela e começou uma busca por uma redenção, como se o ocorrido com ela fosse para que reparasse os seus erros do passado.

Nas HQs, também de 2019, chamadas “A Teia da Viúva Negra” mostram Natasha pedindo ajuda para Yelena Belova para solucionar um problema: existe alguém se passando por Natasha e matando pessoas que estavam na lista da Viúva Negra, pessoas que usaram seus serviços quando ela trabalhava para a Sala Vermelha, e sua intermediária, a Diretora, fazia as negociações. Outra revelação importante nessa HQ é que Yelena Belova também se trata de um clone, pois Nat pergunta como ela tem lidado com o corpo novo.

A HQ “Guerra Biológica” mostra a introdução de Yelena Belova, onde ela é a mais recém formanda da Sala Vermelha e a todo custo quer matar Natasha para assumir o posto de Viúva Negra. Ela acredita ser melhor que Nat, mesmo Nat sendo uma lenda da Sala Vermelha. Yelena foi a única a supera-la na Sala Vermelha. O posto precisa de mudanças e, como ela é mais nova, Natasha já havia vivido por muitos anos por conta do super soro injetado em seu corpo, o mesmo do Capitão américa, Yelena acredita que tem mais a entregar, mais disposição. Inclusive esta questão de idade é motivo para várias provocações entre Yelena para com Nat, que prova que idade não quer dizer nada e sim experiência.

Na HQ “O Nome da Rosa” há algumas revelações sobre Natasha Romanoff, dentre as quais, uma delas cria um grande constrangimento, pois ela carregava dentro de si um dispositivo que captava todas as informações sobre os Vingadores, a SHIELD e quem quer que já tenha passado por seu caminho. Esse dispositivo foi colocado nela há muito tempo, na época da KGB, mas alegam que ela estava coletando esses dados para vender por quem pagasse mais. Outra revelação contada nesta HQ é que Nat teve um filho no passado, não é informado com quem, mas a criança morreu após o parto. Apesar de sabemos que ela não pode ter filhos, não é o que diz essa história.

Ainda na HQ “O Nome da Rosa”, devido Natasha ter dados pessoais sobre todas as pessoas que passaram por ela, uma das mais letais vem tirar satisfações e nos presenteia com uma linda luta, trata-se de Elektra. Ambas lutaram de igual para igual, apesar de Natasha estar cheia de pontos devido a cirurgia que passou para reparar os danos das pessoas que a abriram para retirar o tal dispositivo de dentro dela.

Uma das principais inimigas recorrentes das HQs da Viúva Negra é Anya. Ela é filha da diretora da Academia da Sala Vermelha. Por ser a única garota sob os cuidados da Diretora que não era treinada, ficou conhecida como a Reclusa. Anya tentou e, por várias vezes, falhou em obter o reconhecimento da aluna da diretora, Natasha Romanova, a quem a mãe de Anya considerava a sua favorita. Esses dois fatores fizeram Anya se ressentir de Natasha e se tornar uma das grandes vilãs da Viúva.

Também é na HQ “A Teia da Viúva Negra” que é revelado o porquê do nome Viúva Negra. Seu significado, como a própria Diretoria diz quando oferece os serviços de Natasha, ela é como a mais mortal das aranhas, que escapa facilmente da observação, até que seja tarde demais. Tal fato foi confirmado pela própria autora dessa edição.

Os Poderes de Nat incluem, Fisiologia Artificialmente Reforçada (Soro do Super-Soldado), Pico da Força Humana (é capaz de levantar até 327 kg), Pico da Velocidade Humana, Agilidade Sobre-Humana, Reflexos Super-Humanos, Pico da Resistência Humana, Pico dos Sentidos Humano, Pico da Resistência Mental (capaz de suportar tortura), Pico do Sistema Imunológico Humano, Longevidade (diminuição do envelhecimento). Suas Habilidades incluem: Mestre em Artes Marciais, Acrobacias, Ótima atiradora, Multilíngue (fluente em Russo, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Coreano, Mandarim, Japonês e várias outras línguas), Superdotada, Dançarina, Especialista em Táticas, Hacker Talentosa, Mestre em Sedução, Perita em Espionagem.

Além de todos esses poderes e habilidades, Nat ainda tem uma arma muito usada em suas HQs, que se chama o “ferrão da viúva”, espécie de pulseiras equipadas para disparar rajadas de alta frequência eletrostática de até 30 mil volts em suas vítimas. Também pode disparar cartuchos de gás lacrimogênio, cordas, e age como um transmissor de rádio. Essa pulseira só funciona na Viúva Negra, pois são ativadas por sensores galvânicos, introduzidos na musculatura dos pulsos dela. Ela também carrega consigo discos de explosivo plástico, equivalente a 20 quilos de TNT, pistolas automáticas, facas de combate, dentre outras armas que estão em seu traje.

Compartilhe este post!