Viúva Negra – Monica Chang
É uma personagem fictícia da Marvel. Apareceu pela primeira vez em Ultimate Comics: Avengers #3, em dezembro de 2009. Foi criada por Mark Millar e Carlos Pacheco. Começou a ser chamada de Viúva Negra em Ultimate Comics: Avengers #3, em 2010.
Como integrante dos Vingadores em alguns momentos, Monica esteve junto a eles nos eventos de Age of Ultron, onde um vírus autorreplicante que Hank Pym criou para destruir Ultron evoluiu para bilhões de vidas artificiais, vivendo dentro de um reino virtual chamado “O Diamante”. Muitas das inteligências artificiais que habitavam o lugar, fomentavam hostilidade em relação aos seres humanos devido ao uso inadequado das máquinas.
Uma IA em particular, que se autodenomina Dimitrios, conseguiu fazer o download de uma armadura abandonada do Homem de Ferro e iniciou uma guerra. Monica, que nessa época era chefe da Divisão de Inteligência Artificial da SHIELD, teve a tarefa de encontrar uma maneira de destruir Dimitrios, depois que ele cometeu vários ataques contra alvos militares e da inteligência. Ela interrogou Hank Pym e depois pediu a ajuda dele para destruir Dimitrios.
Já em uma realidade alternativa de Vingadores Ultimate, Monica Chang é mostrada antes de ingressar nos Ultimates, ela era um soldado americano que foi salva das forças inimigas por Nick Fury na Bósnia. Ela acaba se apaixonando por Fury e se casa com ele, mas o casamento dura aproximadamente seis meses, porque ela descobre que Fury havia dormido com várias amigas e parentes dela, inclusive sua mãe. Não aceitando a situação, ela se divorcia. Eles tiveram um filho chamado Julius Chang, e é a mãe de Monica quem cuida do bebê, quando ela estava ausente.
Após o evento Ultimatum, Monica é escolhida como parte da formação Ultimate Avengers, de Gregory Stark, parcialmente como uma maneira de manter o controle de seu ex-marido, Nick Fury. Depois que Natasha Romanoff é morta pela versão do mal do capitão América, Monica diz que Viúva Negra é um nome “durão” e que seria uma pena deixá-lo ir para o lixo após a morte de Romanoff, e assim passa a se chamar de Viúva Negra.
Monica permanece na equipe até que esteja preparada para se juntar ao Ultimates, marcando sua estreia pública. No entanto, uma enorme conspiração planejada por Gregory Stark, leva a nova Viúva Negra e os Ultimates a lutar contra os Vingadores, resultando na morte acidental do Homem-Aranha. Monica fica abalada com a perda de Peter Parker, a quem ela considerava um garoto gentil e doce. Após o fiasco, que leva à demissão da diretora da SHIELD, Carol Danvers, Monica é instalada como a nova líder da divisão de black-ops da Ultimates.
Monica não tem poderes, ela é uma mulher normal, sem poderes sobre-humanos. Suas habilidades vieram dos treinamentos como um a agente da SHIELD, onde demostrou talento em artes marciais e pontaria. Ela também mostrou que é uma líder e estrategista capaz, que quando diretora da SHIELD, foi treinada para ser uma espiã com habilidade em furtividade, interrogatório e reconhecimento de padrões.
Ela usa um equipamento chamado Stark Suit, que aumenta sua força, velocidade e agilidade. Monica poderia se mover a velocidades de até 110 mph enquanto utilizava o terno. O traje também estava equipado com óculos de proteção que lhe permitiam ver alvos à grandes distâncias. Algo marcante em Monica é que ela carrega duas pistolas, o tempo todo. Também utiliza diversas outras armas, conforme necessário.
E por fim, Monica morre, mas antes ela serviu como contato de Jessica Drew para os Novos Ultimates, ela que viria se tormar a próxima viúva negra, que ela usara como sua última chance de derrubar a Roxxon Energy, após a queda da SHIELD. Quando Norman Osborn se revelou vivo, já em histórias anteriores havia sido dado como morto, Monica foi solicitada a ajudar o FBI a invadir as ruínas das Indústrias Osborn. Dentro do prédio, encontraram Norman, que logo se transformou no Duende Verde, após repreender Monica por desperdiçar sua posição e por não ser como Nick Fury. Osborn então agarrou a cabeça de Monica e acendeu seu punho, queimando seu rosto e matando-a.