Viúva Negra – Jessica Drew (Terra-1610)
É uma personagem fictícia da Marvel. Apareceu pela primeira vez como Mulher-Aranha, na Ultimate Spider-Man #98, em outubro de 2006, e como Viúva Negra na All-New Ultimates #1, em abril de 2014. Foi criada por Brian Michael Bendis e Mark Bagley. Jessica Drew, do Universo Ultimate, foi criada para ser o equivalente a Aranha Escarlate e Mulher-Aranha da Terra-616, mas a diferença foi muito grande e isso acabou sendo desconsiderado posteriormente.
No enredo do Universo Ultimate, Dr. Octopus e Ben Reilly estavam experimentando os genes de Peter Parker, o Homem-Aranha, para a CIA, na corporação Roxxon. Eles conseguiram criar cinco clones de Peter, entre eles estava a Mulher-Aranha, sendo uma versão feminina de Peter, que recebeu o nome de Jessica Drew. Quando Jessica acordou, Ben a explicou tudo, que ela era um clone e que foi criada para trabalhar especificamente para a CIA, e que suas memórias como Peter Parker seriam apagadas futuramente.
Algum tempo depois, antes que o processo de transformação em Mulher-Aranha fosse concluído, quando suas memórias seriam manipuladas por Cassandra Webb, o clone “Stacy Experiment” se libertou, liberando os clones Kaine, Tarantula e Scorpion. Os clones entraram em pânico e quiseram fugir, Jessica tentou acalma-los, mas optou por fugir também. Depois de escapar, Jessica resolveu não deixar nenhum dos clones perturbar a vida de Peter, contudo não teve a chance de detê-los, pois teve problemas para processar seus pensamentos que se misturavam aos de Peter. Ela se escondeu em um antigo armazém abandonado e acabou conhecendo o verdadeiro Peter Parker, que estava procurando por Mary Jane. Eles acabaram brigando, pois Parker achou que ela tinha raptado Mary Jane, porém a Mulher-Aranha acabou nocauteando-o. Mais tarde, naquela noite, quando Peter Parker foi capturado pela SHIELD, Jessica o ajuda a escapar, mostrando assim que não era inimiga.
Jessica explica a Peter quem ela realmente é e como foi criada. Juntos, vão à procura de Mary Jane, que é encontrada em um prédio da Oscorp. Lá, dois dos clones estão com Mary Jane e acabam injetado uma fórmula nela, que a transforma em monstro. Peter consegue acalmar Mary Jane e ela volta a sua forma humana. Peter convence Senhor Fantástico a levar Mary Jane para tentar curá-la. Por fim, eles descobrem que Dr. Octopus era o cérebro por trás dos clones, e Peter e a Mulher-Aranha o atacam, onde após uma longa batalha, eles conseguem derrotá-lo. A Mulher-Aranha, no entanto, não queria voltar para a CIA e vai para Nova York, passa se chamar somente de Jessica Drew, mas Peter diz que ela pode usar o nome de Mulher-Aranha se quiser.
Em Ultimato, enquanto Jessica percorre a cidade de Nova York, ela percebe o vilão Abutre voando com um grande saco de dinheiro. Ela cai sobre ele e liga para a polícia. Tocha Humana aparece e acaba ajudando, depois ela vai embora mencionando o nome verdadeiro de Tocha, o que o deixa curioso sobre o fato dela ter conhecimento sobre sua identidade e qual de seria a sua relação com o Homem-Aranha. Ele a pergunta se é prima do Homem-Aranha, mas ela vai embora sem responder. Meses depois, Jessica intercepta um roubo a banco, e enquanto luta contra os ladrões, Tocha Humana aparece e a ajuda a derrotar os vilões. Após a batalha, ele volta a questiona-la, ela então entra em um beco, tira sua máscara e revela sua identidade. Tocha Humana acaba se interessando por ela e a convida para sair. Não é mostrada a resposta dela, mas posteriormente ele aparece se vangloriando de terem se beijado.
Em Ultimate Doom, a Mulher-Aranha acorda amarrada em uma mesa e encontra por trás disso o Doutor Octopus. Não demora muito para o Homem-Aranha chegar e salvá-la, pouco antes de Roxxon ser atacado novamente. Homem-Aranha e Mulher-Aranha começam a resgatar os civis do local. Eles também notam que Octopus está em perigo. O Homem-Aranha corre para ajudá-lo, embora a Mulher-Aranha queira deixá-lo morrer, até que, finalmente, ele consegue a convencer a salvá-lo. Depois de um tempo, durante o ataque na Zona Negativa, a Mulher-Aranha conhece os Ultimates pela primeira vez e ajuda o próprio Capitão América, que nessa história é o presidente dos EUA. Logo após esses eventos, a Mulher-Aranha se torna agente da SHIELD a pedido de Carol Danvers.
Em Ultimates Totalmente Novos, depois que a Terra foi salva do Galactus por Kitty Pryde, a Mulher-Aranha recriou os Ultimates com Homem-Aranha, Bombshell, Manto e Adaga. Ela passa a se chamar de “Viúva Negra” e muda de roupa. Eles lutaram contra os Serpent Skulls e, na luta, Jessica acaba sendo drogada. Felizmente, seus contatos na SHIELD a salvam. Em um outro momento, Jessica fala sobre sua origem com as garotas de sua equipe, enquanto passavam um tempo na praia, e confessa que gosta de garotas.
Algumas curiosidades que envolvem a história desta personagem é que, ao invadir Roxxon, Jessica usou o pseudônimo Julia Carpenter, que é o nome de uma Mulher-Aranha da Terra-616. Nesta realidade, ela parece ser uma combinação da Mulher-Aranha e da Aranha Escarlate. Diferente das outras mulheres-aranhas, Jessica é lésbica e afirma ter atração por “ruivas naturais” e “garotas judias”. O traje de Jessica é idêntico ao da filha de Peter Park de um universo sem a Escala de Tempo Deslizante, a Claire Parker, isso porque ambos foram co-criados por Mark Bagley. Já o uniforme da Viúva Negra de Jessica se assemelha muito ao traje aranha preto. Os poderes e habilidades de Jessica Drew, são iguais ao do Homem-Aranha: força, velocidade, resistência, agilidade, durabilidade, reflexos, poderes recuperadores, coordenação e senso de equilíbrio sobre-humanos.