Mundo Geek Feminino

Sharon Carter – A Agente 13

Sharon Carter apareceu pela primeira vez em Tales of Suspense #75 em 1966. Foi criada por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers. Atualmente é interpretada no MCU, incluindo a série Falcão e Soldado Invernal, pela atriz Emily VanCamp. Nas HQs, Sharon é filha de Harrison e Amanda Carter, dois virginianos ricos, e sobrinha da ilustre Margaret “Peggy” Carter, uma heroína lutadora pela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial, que viveu muitas aventuras com o Capitão América e teve um relacionamento amoroso com ele. Uma curiosidade é que, originalmente, Sharon Carter e Peggy Carter eram consideradas irmãs. Isso mudou recentemente, então Peggy passou a ser retratada como tia da Sharon.

Depois da Segunda Guerra Mundial, Peggy foi morar com os pais de Sharon, período em que contava para a sobrinha sobre suas histórias de combate e sobre o Capitão América. Essas histórias inspiraram Sharon a seguir o caminho da tia, então um dia ela entrou para a SHIELD. Como agente, ganhou o codinome Agente 13 e em sua primeira missão teve que lidar com um dos vilões da HYDRA. Nessa missão ela conheceu o Steve Rogers, que assim que a viu, se encantou por ela parecer muito com sua antiga amada Peggy. Ele não sabia que Sharon era sobrinha dela e por isso a semelhança entre as duas. Ainda nessa missão, Sharon correu perigo e Steve a salvou. Depois de um tempo trabalhando juntos, se apaixonaram e tiveram um relacionamento e, posteriormente, ele finalmente descobriu que ela era a sobrinha de Peggy. A relação deles continuou, mas sempre com altos e baixos devido a vida de herói de ambos.

Sharon fez parte, por um tempo, da Força Femme da SHIELD, um esquadrão de elite que reuniu as mais habilidosas mulheres. Vale ressaltar que nem sempre a SHIELD foi aberta a recrutas femininas, mas o presidente Nixon autorizou Sharon a liderar um novo grupo, era a Força Femme. Esse esquadrão feminino surgiu para derrubar a HYDRA e foi pensado como uma iniciativa para treinar mais agentes SHIELD do sexo feminino.

Tempos depois, Sharon foi designada pela SHIELD para fazer parte do Departamento de Polícia de Nova York enquanto ambas as organizações investigavam um grupo chamado Força Nacional, que era secretamente controlado pelo Doutor Faustus. Nessa missão, Sharon teve que fingir sua morte a mando de Nick Fury, para que ela pudesse continuar a realizar uma missão ainda mais perigosa. Só que algo não saiu como planejado e Sharon foi realmente considerada morta pela SHIELD. Ela ficou abandonada e acabou se juntando aos inimigos da SHIELD, por ressentimento com Fury, e veio a se tornar uma agente do Caveira Vermelha. Steve ficou arrasado com a perda da amada.

Quando foi descoberto que Sharon ainda estava viva, ela conseguiu o perdão e pôde voltar para casa e, com a ajuda do Capitão América, derrotou os planos do Caveira Vermelha. Mas querendo vingança, Sharon foi atrás do Fury e descobriu que ele estava morto, uma morte encenada. Então ela se infiltrou na agência para investigar e acabou sendo perseguida pela SHIELD por traição. Para evitar a captura, Carter foi forçada a escapar por um portal de energia, onde se encontrou em um território nazista da Segunda Guerra Mundial, e Nick Fury estava lá. Acontece que esse portal era como uma viagem no tempo e Fury foi parar lá procurando por pistas de seu predecessor, o diretor da SHIELD de codinome Anjo Caído. Na confusão toda que se seguiu, a presença de Carter acabou permitindo que a realidade mudasse, oferecendo uma saída para ela e Fury, que lutaram para sair dali antes que o portal fosse destruído pelos agentes da SHIELD. Com a paz restaurada entre eles, Sharon se alistou novamente na SHIELD e ainda serviu como Diretora Executiva, a pedido de Nick Fury.

Após a conclusão da Guerra Civil, Sharon foi hipnotizada pelo Doutor Fausto, a mando do Caveira Vermelha para matar o Capitão América. Sharon tinha descoberto que estava grávida de Steve e tentou esconder a gravidez, mas acabou perdendo a criança quando fez de refém a filha do Caveira Vermelha, a Sin. Na confusão, Sharon foi esfaqueada no estomago e perdeu o filho. Ela acabou esquecendo do episódio quando posteriormente foi hipnotizada novamente por Fausto.

Mais tarde, Sharon Carter reacendeu seu relacionamento romântico com Steve Rogers e serviu como parte de sua equipe de Vingadores Secretos. Chegou a propor casamento, mas antes de conseguir responder, Steve ficou preso na Dimensão Z. Sharon encontrou um jeito de resgatá-lo, só que ela acabou presa na dimensão, e lá o tempo passa mais rápido do que no mundo normal, fazendo-a envelhecer rapidamente. Foi Ian Zola, criado como filho por Sharon, quem a ajudou a sair, quando ele veio ao mundo normal e contou da situação dela. Quando Steve foi atras dela, acabou ficando velho também.

Em Império Secreto, Carter encorajou Steve a se tornar o líder da SHIELD, mas ela não sabia que Steve havia sido transformado em um agente adormecido da Hydra. O falso Steve usou sua posição para criar uma série de crises que permitiram que ele e Hydra assumissem o controle dos Estados Unidos. Sharon foi tratada bem, para que pudesse vir a fazer parte, mas se recusou. Mais tarde, Rogers ordenou ao Doutor Faustus que fizesse uma lavagem cerebral nela, só que Sharon tinha se tornado imune ao poder hipnótico de Faustus e fingiu que a lavagem estava funcionando, assim ela pôde colocar veneno na bebida do falso Steve. Após o retorno do verdadeiro Capitão América e a queda da Hydra, Sharon tomou medidas para limpar seu nome. Ela montou um grupo chamado “Filhas da Liberdade”. Para a equipe, Sharon recrutou Mockingbird, Echo, Agatha Harkness, Misty Knight e Mulher-Aranha, entre outras.

Compartilhe este post!