Mulher-Aranha: Anya Sofia Corazon (Araña)

É uma personagem fictícia da Marvel. Apareceu pela primeira vez na HQ Amazing Fantasy em agosto de 2004. Foi criada por Fiona Avery e Mark Brooks. Também é chamada de Araña. Ela é uma ginasta adolescente do Brooklyn, com forte temperamento, considerada uma casca-grossa e às vezes bem abusada. Seu pai, Gilberto Corazon, é um repórter investigativo, já sua mãe é um mistério, ela faleceu, mas não sabe ao certo como. Sua história é contada nas HQs de 2004, em 6 edições intituladas: Araña – Coração de Heroína.
A história dela como Mulher-Aranha começou em um dia normal na escola, ela viu sua amiga Lynn sendo intimidada por um garoto mais velho. Anya defendeu sua amiga e os dois começaram a brigar. O diretor da escola chegou e terminou o conflito, porém na noite daquele mesmo dia, os meninos a encontram e a provocam, eles desceram a uma ponte para retomar a briga. Quando ela chegou lá, viu um grupo brigando com um cara misterioso, era a Irmandade das Vespas, que iriam matar o homem, mas Anya saltou na frente do homem e levou um tiro em seu lugar. Quando ele a questionou o motivo de fazer aquilo, ela respondeu que sentiu que era o seu dever.

O homem era Miguel, um feiticeiro da Spider Society, um grupo secreto que existe há centenas de anos. Reconhecendo que Anya tinha a capacidade de se tornar a nova heroína da sociedade, ele transferiu parte de seu poder a ela, em um ritual de magia que salvou a vida de Anya. Para que o ritual funcionasse, ela precisava abrir mão de algo muito importante, e deu o pingente de sua mãe. Na manhã seguinte, ela acordou com o quarto cheio de teias e sem se lembrar muito bem do ocorrido, mas o mago a seguiu para ver se seus poderes tinham se manifestado. Por fim, ele explicou a ela o ocorrido. Anya ganhou uma tatuagem em forma de aranha, e com ela, força e agilidade aprimoradas, se tornado assim a Mulher-Aranha.

Anya ingressa na Spider Society como caçadora, eles a deram cobertura como estagiária da WebCorps, uma empresa que a Society usava para ocultar suas ações. Depois de desenvolver sua identidade secreta, ela e sua nova equipe partiram em uma missão para impedir que a Irmandade autorizasse seu próprio caçador. Ela descobre que o Mago Miguel precisa dela mais do nunca, pois no dia em que ele a salvou, parte de seus poderes foram para Anya, então sem ela, ele não alcança o poder máximo. No decorrer das histórias fica claro que estava no destino de Anya ser uma Mulher-Aranha, já que sua mãe também era. Foi a mãe de Anya, como espírito, que ajudou a filha a despertar seus poderes, mostrando ainda ser uma força mística poderosa e que acompanha Anya.