Maya Lopez – Eco
Maya Lopez, codinome Eco, é uma super-heroína da Marvel. Apareceu pela primeira vez na HQ do Demolidor #9, em 1999. Foi criada pelo escritor David Mack e pelo artista Joe Quesada. Em 2005, surgiu na HQ Os Novos Vingadores #11, como Ronin, sendo a primeira a assumir o manto, antes mesmo de Clint Barton. Foi criada pelo escritor Brian Michael Bendis e pelo artista David Finch. Uma das marcas registradas dessa personagem é uma mão branca em seu rosto, que aderiu em memória do seu pai. Quando ele morreu, deixou uma marca de sangue no rosto da pequena filha nos últimos momentos.
A personagem ganhou uma série solo, que estreia no dia 9 de janeiro de 2024, no Disney+, com um novo selo da franquia, Marvel Spotlight, que introduz novos personagens de forma independente, sem haver a necessidade de assistir a outras produções. Mesmo aparecendo na série do Gavião Arqueiro, suas histórias têm muito mais ligação com as do Demolidor nas HQs. Interpretada pela atriz Alaqua Cox, que, assim como a personagem, também é nativa-americana e surda. A atriz nunca atuou na vida e, mesmo assim, foi escolhida para viver a personagem devido a ter se saído muito bem nos testes.
Nas HQs, Maya Lopez é surda de nascença e era ainda uma menina quando seu pai, Willie “Crazy Horse”, foi morto pelo Rei do Crime, Wilson Fisk. Antes de morrer, o pai fez um último pedido a Fisk, seu colega no mundo do crime: que ele criasse Maya. Um desejo que Fisk honra, cuidando dela como sua própria filha. Ele a envia para uma escola especial. Lá, Maya percebe que tem grandes habilidades apenas observando como as coisas são feitas, tornando-se uma pianista excepcional, dançarina excelente e, posteriormente, mestre em artes marciais. Ela também se torna poliglota, praticando a leitura labial. Além de tudo isso, atualmente, nas HQs, Eco se tornou a portadora da força Fênix.
Quando Maya cresce e vai morar com O Rei do Crime, ele começa a usar os dons da moça para tentar matar o Demolidor, dizendo que ele foi o responsável pela morte de seu pai. É neste período que ela faz em seu rosto a marca de mão branca, como sinal de justiça pelo pai. Só que Maya estava envolvida romanticamente com Matt Murdock, sem saber que ele era o Demolidor, e as mentiras de Fisk atrapalham a relação dos dois, pois eles se enfrentam em uma luta quase mortal. Posteriormente, ela descobre a verdade e ataca Fisk, atirando em sua cabeça; ele não morre, mas fica cego temporariamente. Ela foge e sua relação com o Demolidor chega ao fim.
Maya passa a usar o codinome Ronin, e todos pensam que é um homem, mas quando ela se revela, acaba por fazer parte da equipe dos Vingadores, devido já ser conhecida pelo Demolidor e estar infiltrada ajudando-os de forma indireta. Ela se destaca ao pilotar aeronaves, inclusive o Quinjet dos Vingadores, e se torna essencial em várias missões como as da Invasão Secreta: A infiltração. Também é nessa HQ que Clint Barton admite ter atração por ela, e os dois começam a namorar. O que não vimos na série, já que Barton é casado, mas é possível que vejamos uma possível relação dela com o Demolidor, um dos personagens mais esperados para essa série, interpretado por Charlie Cox.