Mundo Geek Feminino

Jane Foster

É uma das mais importantes coadjuvantes das primeiras aventuras de Thor, o deus do trovão. Foi criada por Jack Kirby, Larry Lieber e Stan Lee. Apareceu pela primeira vez na Journey Into Mystery #84, em setembro de 1962. No cinema, a personagem é interpretada pela atriz Natalie Portman.

Nos quadrinhos, Jane Foster teve uma infância sofrida. Sua mãe morreu quando ela era bem jovem e seu pai sempre se matou de trabalhar para garantir um futuro brilhante para a filha. Como resultado, ela se esforçou bastante nos estudos, se tornando uma ótima enfermeira e depois uma médica. Como enfermeira ela trabalhou para o médico manco Dr. Donald Blake, que era a identidade secreta de Thor. Com o tempo, Thor e Jane se apaixonaram, o que fez com que o deus do trovão revelasse sua verdadeira identidade e a levasse para Asgard como sua noiva.

O principal oponente do namoro de Thor e Jane foi Odin. Ele não achava que uma humana pudesse se adaptar à vida dos deuses. Odin usou de vários artifícios para provar para Thor que a moça não poderia viver ali. Thor acabou se convencendo disso e desistiu do noivado. Para que a moça não ficasse magoada, Odin apagou a memória dela e colocou em seu caminho outro médico, Dr. Keith Kincaid, por quem ela se apaixonou, casou e teve um filho.

Mas depois de um tempo, seu ex-marido e filho morrem em um acidente de carro e, para piorar, Jane Foster descobre que está com câncer de mama em um estágio avançado. Imediatamente ela começa a recorrer aos tratamentos disponíveis. Quando Thor descobre o estado de Jane, oferece para levá-la até Asgard, para que ela possa ser curada através de magia. Jane inicialmente se recusa, dizendo que por mais que soubesse da certeza da cura em Asgard, também sabia que magia tem seu preço e que, sendo uma mulher da ciência, ela permaneceria se tratando da forma humana convencional. Porém ela acaba sendo convencida e indo morar em lá.

O início da história de Jane como Deusa do Trovão, ou Poderosa Thor, se deu nesse período em que está morando em Asgard. Durante uma briga entre Nick Fury e Thor na lua, Nick conta algo perturbador para Thor, que perde a dignidade de controlar o Mjolnir. O martelo, que está preso na lua, incapaz de se retirado por qualquer um que o tente, chama por Jane, que aceita o chamado e o levanta, se tornando a Deusa do Trovão.

Agora como Poderosa Thor, Jane enfrenta perigos como Malekith e os gigantes de gelo. Mesmo em meio às dificuldades, ela demonstra um nível de controle sobre o martelo que o próprio Thor jamais havia demonstrado. Ela é capaz de liberar habilidades do martelo nunca vistas antes e isso começa a atrair a atenção dos Asgardianos. Ao usar o Mjolnir, Jane se cura do câncer, mas quando o solta tudo volta, e em dobro, já que o poder do martelo não deixa os remédios fazerem efeito. Jane deixa de ser Poderosa Thor, sacrificando sua vida, e o manto retorna para o Thor original.

Depois que Brunnhilde e o resto das Valquírias são mortas durante o enredo de “A Guerra dos Reinos”, Foster assume o manto de Valquíria. Como Valquíria, Jane Foster empunha Undrajarn, uma arma criada magicamente a partir dos fragmentos do Mjolnir e que pode mudar a sua forma para qualquer arma conforme sua vontade.

Compartilhe este post!