Harpia – Barbara Morse
É uma personagem fictícia da Marvel. Sua primeira aparição foi na HQ Astonishing Tales #12, em junho de 1972, apareceu como Caçadora na Marvel Super Action #1, em janeiro de 1976 e, depois, como é mais conhecida, como Harpia, na HQ Marvel Team-Up #95, em julho de 1980. Foi criada por Len Wein e Neal Adams. Barbara também é chamada de Bobbi, como um apelido.
Barbara Morse, desde nova, sempre se destacou. Foi campeã de ginástica no colégio e se formou no Instituto de tecnologia de Geórgia com um Ph.D. em biologia. Começou a trabalhar com a Dra. Wilma Calvin, sua professora, num projeto governamental para achar uma maneira de recriar o soro do super soldado. Sua ficha exemplar chamou a atenção do governo e da S.H.I.E.L.D., e logo foi convidada a treinar para ser uma agente, tornando-se a “Agente 19”.
Seguindo ordens da SHIELD, se casou com Paul Allen para investigá-lo. Quando o Dr. Theodore Sallis, um dos cientistas que trabalhava no projeto de supersoldado desapareceu, Morse teve que ir até a Terra Selvagem com Paul para tentar achá-lo. Chegando lá, o casal se tornou aliado de Ka-Zar, o Senhor da Selva. Mas Allen também era um infiltrado da I.M.A. e, depois de tentar fazer Bobbi de refém, acabou sendo assassinado pelo Homem-Coisa. Morse e Ka-Zar voltam para a civilização para realizar algumas missões da S.H.I.E.L.D. e acabam tendo um caso.
Posteriormente, decidiu utilizar um uniforme para expor as atividades corruptas de maus funcionários da SHIELD e assumiu o codinome Caçadora neste período. Porém, o título foi abandonado após uma personagem da DC de mesmo nome ter surgido. Durante um período, após a queda da SHIELD, Barbara trabalhou como agente dupla na HYDRA, sendo considerada a primeira Madame Hidra, até seu disfarce ser comprometido e a mesma voltar à resistência da SHIELD, e ajudar a derrubar postos da HYDRA. Ela continua lutando contra as atividades corruptas na SHIELD, mas agora usando o uniforme de Harpia.
Barbara acabou renunciando à S.H.I.E.L.D e foi contratada para investigar a Cross Technological Enterprise (CTE), onde conheceu Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Acabaram se apaixonando nesse periodo e se casando. Juntos eles fundaram os Vingadores da Costa Oeste. Ambos são bem parecidos, são bruscos, baseados em pássaros, tem um bom senso de humor e possuem personalidades ásperas. Contudo, o relacinamneto não durou muito, atualmente estão separados, mas cultivam uma boa amizade.
Harpia acabou ganhando poderes quando, em uma luta com Supéria, ficou gravemente ferida. Ela possivelmente morreria, mas Clint decidiu injetar nela, uma mistura do Soro do Supersoldado, do Capitão América, e a Fórmula do Infinito de Nick Fury. Fury foi extremamente contra, dizendo que ao fazer isso, Clint condenaria Bobbi a uma vida prolongada, onde ela veria todas as pessoas que ama morrerem. Ele o fez mesmo assim, e Bobbi ganhou força sobre-humana, agilidade aprimorada, velocidade de cura e não envelhecimento. Fora as habilidades que ela já tinha, como: Bioquímica, Mestre Acrobata, Exímia Artista Marcial e Mestre Espiã, se tornando uma heroína formidável.
Uma das histórias mais tristes de Bobbi foi quando, em uma missão envolvendo viagens no tempo, acaba acidentalmente indo parar no velho oeste, onde conheceu o Cavaleiro Fantasma, personagem de Lincoln Slade. Ele passou a acreditar que Bobbi era uma deusa, e como ele era um deus para os espíritos, Bobbi pertencia a ele. Então ele deu a ela uma poção que a deixou atordoada e a fez acreditar que era apaixonada por ele, e foi nesse período que ele a estuprou. Quando ela recuperou seus sentidos, entrou em uma luta com o Cavaleiro Fantasma e com um soco, acabou fazendo com que ele despencasse de um penhasco. Ele chegou a pedir ajuda para ela, mas Bobbi observou a queda dele, deixando-o morrer.
Harpia é uma personagem tão importante e ainda cheia de histórias para se explorar. Ela quase teve uma serie solo na ABC Family em 2011, e chegou a ter uma introdução na série Agentes da SHIELD. O spin-off seria intitulado Marvel’s Most Wanted, mas em maio de 2016, a ABC anunciou o cancelamento da série. Ainda no mesmo ano, ela teve uma revista solo, que também foi cancelada depois de 5 edições, contudo foi aclamada como sendo uma das melhores HQs da Marvel e ficou em primeiro lugar de quadrinhos mais vendidos na categoria de super-heróis.