Mundo Geek Feminino

Feiticeira Escarlate

Feiticeira Escarlate é o codinome de Wanda Maximoff, personagem fictícia das HQs da Marvel. Ela foi criada por Stan Lee e Jack Kirby. Apareceu pela primeira vez na HQ dos X-Men #4, em 1964. Wanda é um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, sendo mais poderosa do que a Força Fênix. Dentre os seus principais poderes estão o controle da magia do caos e a manipulação das probabilidades. A moça possui uma lista bem maior que essa, mas não caberia falar sobre todos neste resumo.

Dentre suas várias origens, a que mais se repete é de quando Magda Lehnsherr escapou de seu marido Magneto, por medo de seus poderes que tinham surgido, ela deu à luz aos gêmeos Wanda e Pietro, nas montanhas Wundagore, que eram vistas como amaldiçoadas, mas apenas tinha um solo radioativo. Nesse parto, Bova serviu de parteira e depois de babá, pois Magda fugiu e acabou morrendo ao continuar subindo a montanha e ficar exposta ao clima extremo. Bova era uma vaca evoluída, criada pelo cientista desonesto Alto Evolucionário, que a fez da argila das Montanha Wundagore, onde ele tinha um laboratório experimental. O Alto Evolucionário pegou as crianças e fez experimentos neles também, mas se assustou com os resultados e os deixou. Tempo depois, Bova encontrou pais adotivos para as crianças, que ficaram aos cuidados da família cigana Django e Marya Maximoff.

Quando eram adolescentes, Wanda e Pietro descobriram que tinham habilidades sobre-humanas incomuns. Depois que Django começou a roubar comida para alimentar sua família faminta, isso forneceu um exemplo ruim para o jovem Pietro que, por sua vez, roubou muito mais. Tempo depois, os aldeões enfurecidos atacaram o acampamento cigano e eles tiveram que fugir. Pietro usou sua velocidade e levou sua irmã para a Europa Oriental, como visto na HQ Feiticeira Escarlate e Mercúrio de 2012. Na sequência dessa HQ, eles passavam por dificuldades e alguns humanos tentam ajuda-los, mas quando seus poderes foram revelados, tiveram problemas e se viram cercados, foi aí que Magneto apareceu e os salvou, posteriormente convidando-os para fazer parte de sua equipe.

Com o passar do tempo, Wanda e Pietro não conseguiram se sentir bem ao lado de Magneto, que tem em sua mente a ideia de que precisa matar qualquer um para conseguir sobreviver e alcançar seus objetivos. Isso os incomodava muito, por fim eles fogem. Chegam nos EUA e vão até a fortaleza dos Vingadores, ficam com medo de sair batendo na porta, achando que não seriam bem recebidos, devido aos traumas que passaram. Mas eles acabam sendo muito bem acolhidos e prontamente incluídos na lista de membro dos Vingadores.

Em 2015, foi revelado que Wanda e Pietro não são filhos de Magneto, pois segundo o Alto Evolucionário, ele pegou as crianças de Django e Marya Maximoff, fez experimentos e depois os devolveu, sendo eles os pais biológicos. Tal confusão se dá por conta de uma manobra empresarial, por posse de direitos autorais sobre os personagens Wanda e Pietro. Por conta disso, foi apagado o fato deles serem mutantes. A questão que ficou foi, então de onde vieram os poderes deles? Do próprio Alto Evolucionário, que fez experiencias neles quando crianças, aprimorando-os geneticamente.

Nos Vingadores, eles se juntaram aos novos membros que estavam se formando, liderados pelo Capitão América. Depois, saíram da equipe, pois a Feiticeira Escarlate perdeu seus poderes e o Mercúrio foi influenciado por Magneto a fazer parte de sua equipe. Na busca por ter seus poderes de volta, a Feiticeira convocou acidentalmente o líder extradimensional Arkon, que a sequestrou para torná-la sua noiva. Isso fez Pietro, agora sob o codinome Mercúrio, pedir ajuda aos Vingadores. Quando eles resolveram toda a confusão, os irmãos retomaram a associação com os Vingadores. Pouco depois, Wanda e Pietro descobriram um segredo sobre seu parentesco: Magneto era supostamente o verdadeiro pai deles.

Ainda nos Vingadores, Wanda se apaixonou pelo personagem Visão, um ser artificial criado por um dos maiores inimigos dos Vingadores, Ultron, que acabou juntando-se ao grupo, ao invés de lutar contra eles. A Feiticeira Escarlate então casou-se com seu companheiro de equipe, sem se dar conta de que eles estavam sendo manipulados por Immortus, que tentava evitar que Wanda tivesse filhos. Wanda era na verdade uma figura chave, ou Nexus (um portal multidimensional que fornece um caminho para toda e qualquer realidade possível, incluindo realidades entre realidades) para sua realidade e de seus filhos. Se ela os tivesse, eles teriam poder suficiente para agitar os alicerces do Universo. Wanda eventualmente utilizou-se de energia mágica para dar origem aos filhos gêmeos, Billy (Wiccano) e Tommy (Célere), mas a fonte dessa energia acabou por revelar-se como fragmentos da alma do demônio Mephisto, que os reabsorveu, efetivamente acabando com sua existência. Agatha Harkness lançou um feitiço para fazê-la esquecer de seus filhos, para aliviar sua dor. Embora Wanda, mais tarde, tenha lembrado das suas perdas, ela suprimiu essa memória a longo prazo. Após sua reconstrução, Visão e Wanda já não compartilhavam a proximidade que tinham anteriormente.

Nas HQs “Força Tarefa”, a formação inicial do time era composta por Homem de Ferro, Agente Americano, Mulher-Aranha (Julia Carpenter), Feiticeira Escarlate e Magnum. Nesse enredo, Wanda acabou se apaixonando por Magnum, o homem cujos padrões cerebrais tinham sido usados para formar a mente do Visão. A equipe usava os poderes de Wanda, junto a um computador com “mainframe hexadecimal” projetado pelo Homem de Ferro, para calcular de forma mais rápida e precisa, onde a equipe era mais necessária ao invés de reagir a um alarme ou noticiários de última hora. Wanda e Homem de Ferro geralmente entravam em conflito, pois ele sempre anulava suas ordens.

Tempo depois, Magnum veio a falecer em uma missão, Wanda ficou profundamente triste e usou seus poderes aumentados para ressuscitar Magnum, embora provavelmente tenha sido sua energia iônica que possibilitou sua restauração. Por algum tempo, Magnum só aparecia em forma de uma nuvem de energia iônica que Wanda convocava.

Nesse tempo, Wanda passou a treinar com Agatha Harkness, uma poderosa feiticeira, para controlar a ‘Magia do Caos’. Quando Agatha morreu, sua forma astral continuou a ajudar Wanda. Nos anos seguintes, Wanda permaneceu em seu papel como pioneira dos Vingadores, recuperando seu relacionamento com o Visão da melhor maneira que pôde. Ela e o Capitão América ainda demonstraram um certo interesse, um pelo outro, mas os acontecimentos seguintes não deram espaço para mais este romance na vida da moça.

Em “Vingadores: A Queda”, a Feiticeira Escarlate desenvolveu uma poderosa habilidade de alteração da realidade através da “Magia do Caos”. No entanto, perdeu total controle do poder, o que gerou um grave desequilíbrio mental nela e, com um comentário involuntário de sua colega Vespa sobre os filhos de Wanda, que tinham sido apagados de sua memória para poupar sofrimento, ela foi ao limite, sofrendo um colapso nervoso que a fez usar seus poderes e matar alguns dos Vingadores de forma brutal, sendo os mortos: Homem-Formiga, Visão, Gavião Arqueiro, e Agatha Harkness, a feiticeira que apagou as memorias de seus filhos.

Os que sobreviveram, ficaram muito feridos ou foram afetados por vários ataques e incidentes estranhos. Dr. Estranho foi forçado a usar o Olho de Agamotto em Wanda, o que aparentemente lhe mostrou uma lembrança tão horrível que a fez entrar em um estado catatônico. Logo em seguida, Magneto aparece e leva Wanda para Genosha, e pede ajuda ao Professor X.

A ajuda que Magneto procura no Professor X, se desenvolve nas HQs da “Dinastia M”. Infelizmente, Xavier não consegue ajudar Wanda, pois ela tentava a todo custo restaurar os danos que causou. Xavier convoca uma reunião entre os Vingadores e os X-Men, e eles decidem que Wanda deve ser morta, pois é um perigo para ela e a todos no mundo, devido à instabilidade de seus poderes. Mercúrio fica em pânico quando ouve o que eles decidiram e convence sua irmã a tomar medidas desesperadas para evitar que isso acontecesse. Usando seus poderes, Wanda altera a realidade para a Dinastia M, um mundo onde os mutantes eram a maioria, os humanos a minoria e Magneto o governante.

Para que dê certo, Pietro convence Wanda que se todos os heróis viverem o que eles mais desejavam, evitariam brigas e de certa forma não iriam perceber o que estava acontecendo. Porém, uma jovem mutante chamada Layla Miller acordou nessa realidade com as memorias intactas e com o poder de restaurar as lembranças dos outros heróis. Após os heróis unirem suas forças, vão em busca da restauração da realidade. Eles vão até Genosha para atacar Magneto, acreditando que ele era o responsável pelos atos de Wanda, mas durante a batalha, Wanda confessa ao Dr. Estranho que foi Pietro.

Magneto, com raiva do filho ter feito tudo aquilo, e ainda em seu nome, o mata. Wanda revive o irmão e cansada de toda a briga, com apenas três palavras, diz “Chega de Mutantes”, e faz tudo voltar a realidade anterior, com um porem, essas palavras resultaram na extinção de 90% de toda a população mutante, sendo que alguns perderam os poderes, enquanto outros morreram.

Depois dos eventos da Dinastia M, o ressuscitado Clint Barton rastreou Wanda até uma pequena aldeia perto da Montanha Wundagore e a salvou de um assalto. Wanda estava vivendo em um apartamento e disse estar cuidando de uma tia doente. Ela parecia estar sem seus poderes e acreditava ter vivido sua vida inteira na aldeia, não reconheceu o Gavião Arqueiro e nem se lembrou de sua vida com os Vingadores ou quaisquer outros eventos. Wanda disse a Clint que ele era seu “herói” por lidar com o ladrão e beijou-o, e eles passaram a noite juntos. Na manhã seguinte, enquanto Wanda dormia, Clint, curioso, foi até a sala onde a suposta tia estava dormindo, mas a maçaneta da porta pareceu se afastar de suas mãos, uma sutil manipulação da realidade, geralmente associada à Feiticeira Escarlate. No entanto, Clint olhou para Wanda e ela ainda estava dormindo.

O mutante Fera, mais tarde, foi atrás de Wanda na aldeia, pedir sua ajuda para lidar com as consequências do Dia-M, como ficou conhecido o dia em que os Mutantes perderam seus poderes. Porém, ela também não se lembrava dele e nem acreditava em magia. Posteriormente, o deus Asgardiano Loki, se passou por Wanda e reuniu uma nova equipe de Poderosos Vingadores, liderados por Hank Pym, para se oporem ao demônio Chthon, tudo para impedir que outro deus do caos atacasse os Nove Mundos e acelerasse a queda de Norman Osborn.

Na HQ – A Cruzada da Inocência, Wanda foi encontrada por seu suposto filho Wiccano. Ainda aparentava perda de poderes e memórias. Ela estava noiva de Victor Von Doom. Billy contou a ela sobre quem ela era e o que ela fez, contou sobre seus filhos gêmeos e quase falou sobre suas suspeitas de que ele e Célere são seus filhos reencarnados. O reencontro foi interrompido pela batalha entre os Vingadores, os Jovens Vingadores, Magneto e Doutor Destino. Wolverine quando viu Wanda tentou matá-la, mas foi interrompido pelo Rapaz de Ferro, que teletransportou os Jovens Vingadores e Wanda para a linha temporal que os levou para o passado. Depois disso, Wanda lembrou-se de quem era e recuperou seus poderes, trazendo os Jovens Vingadores e Scott Lang para o presente. Wanda confirmou que Billy e Tommy são seus filhos reencarnados.

Ela se encontrou com o X-Factor e restabeleceu os poderes de Rictor, planejando restaurar os poderes de todos os mutantes que assim desejassem. Nesse enredo foi revelado que a habilidade de Wanda para alterar a realidade surgiu quando o Doutor Destino a ajudou a se tornar um canal para a própria Força Vital, em um esforço para recriar seus filhos. O poder era muito grande para ela controlar, levando-a ao colapso. Wanda quis ficar sozinha depois de recuperar a memória e os poderes, mesmo com Os Vingadores oferecendo um lugar no grupo. Magneto e Mercúrio queriam passar algum tempo com ela, como uma família, mas ela também recusou.

Em Vingadores vs. X-Men, Wanda desempenhou um papel fundamental. Depois de derrotar o MODOK e a IMA com a ajuda da Miss Marvel e da Mulher-Aranha, ela visitou a Mansão dos Vingadores, onde não foi bem-recepcionada pelo Visão. Ela então começou a ter visões da Força Fênix, prevendo um futuro em que a Fênix mataria os Vingadores originais. Acreditando que a Messias Mutante era a chave para derrotar o Quinteto Fênix, que consistia em Ciclope, Emma Frost, Namor, Magia e Colossus, os Vingadores lançaram uma operação para extrair Hope Summers de Utopia. Se não fosse por Wanda, eles teriam sido derrotados por Ciclope, que tinha se tornado a Fênix Negra após assassinar o Professor X.

A Fênix Negra começou a queimar o mundo, então Wanda e Hope decidiram unir forças para detê-la e, juntas, conseguiram derrubá-la. A Fênix escapou do corpo de Ciclope e entrou em Hope. Hope usou seu poder para reverter o dano e a destruição causados pela Fênix Negra e restaurar a população mutante. Então, assim como Wanda já usara no passado seus poderes para desejar o fim dos mutantes, pronunciando as palavras: “Chega de Mutantes”, Wanda e Hope juntaram seus poderes e desejaram: “Chega de Fênix”. Não se sabe se a Fênix foi destruída ou simplesmente banida da Terra pelo feitiço. Tempos depois, Hope revelou que Wanda era a única Vingadora que os X-Men temiam e respeitavam.

Nas HQs de Feiticeira Escarlate de 2015, Wanda se encontra buscando seu lugar depois de todas as revelações de seu verdadeiro passado, onde ela descobre não ser a filha de Magneto. Wanda está investigando um recente distúrbio na magia, nesse evento acaba conhecendo o espírito de sua mãe biológica, Natalya Maximoff, a irmã de Django Maximoff, que aparentemente era a Feiticeira Escarlate antes de Wanda.

Quando a segunda Guerra Civil dos super-heróis começou, Pietro pediu ajuda a Wanda, mas ela se recusou, porque ambos não concordaram sobre qual lado estava certo. Pietro não gosta da ideia de condenar as pessoas com base no que elas poderiam fazer, enquanto Wanda sentia que pensar sobre o futuro teria impedido muitos dos seus erros mais perigosos no passado. Ela e Pietro acabam brigando, pois ele, com sua insistência a trata como se fosse criança, quase a forçando fazer a sua vontade. Por fim, Wanda rompe os laços com o irmão e o acusa de ter se transformado em um sociopata.

Compartilhe este post!