Mundo Geek Feminino

Athena

Ela é uma personagem fictícia da Marvel, baseada na Deusa mitológica do mesmo nome. Apareceu pela primeira vez em O poderoso Thor #164, em maio de 1969. Foi adaptada pelo escritor Stan Lee e pelo artista Jack Kirby. Ela é uma divindade, baseada na deusa grega de mesmo nome. Seu companheiro é uma coruja cinza que se chama Pallas, uma referência ao seu próprio nome.

Athena é filha da Titã Metis e Zeus. Ele a engravidou, antes de ser predito pelo destino de que o filho deles seria maior que ele. Zeus, consequentemente, consumiu Metis, engolindo-a por inteiro, na tentativa de impedir que um filho homem o substituiria. Porem nove meses depois, Zeus foi atingido por dores de cabeça violentas. Hefesto bateu em sua testa e ela se abriu, dando à luz a Athena, que nasceu totalmente crescida e blindada. A profecia não se tratava de um homem e sim de uma mulher.

Essa é a mesma história da Deusa mitológica Atena, eles reproduziram de forma igual o nascimento da Deusa nas HQs dos Eternos. Isso foi devido ao período da narrativa da história nas HQs, já que os Deuses mitológicos vieram antes, então eles os adaptaram nas histórias dos Eternos e aproveitaram para recontar partes da história mitológica.

Nas HQs, a ligação de Athena com os eternos se dá por conta de Zeus, quando ele descobre Olympia, lar dos Eternos, que residia perto da casa dos deuses do próprio Olimpo. Olympia era a capital dos Eternos e era governada por Zuras. Zeus e Athena viajaram para Olympia para se encontrar com Zuras e sua filha Azura. Athena notou as semelhanças físicas entre Zeus e Zuras e sugeriram um pacto de não interferência entre as duas raças, onde os Eternos Olímpicos atuariam como os protetores da Terra em certos momentos. O pacto foi selado e Zuras, mudou o nome de sua filha para Thena, para honrar o pacto.

Em Thor #289, Athena acompanha Zeus a uma reunião com Odin, que havia solicitado ajuda olímpica na oposição aos Eternos. Como resultado, ela participou do assalto à cidade natal dos Etornos de Olympia e acaba lutando contra Thena, por quem ela sempre demonstrou não gostar nem um pouquinho.

Em outros momentos nas HQs, Athena e Thor também lutaram, mas a batalha deles termina quando ele a salvou de uma poça de metal fundido. Percebendo que os Vingadores não eram inimigos, como Zeus tinha dito. Athena convenceu Hefesto a ouvi-los e os acompanhou com Hefesto e Vênus para visitar Hércules, na tentativa de curá-lo. No entanto, eles foram encontrados ao lado da cama de Hércules por Zeus, que explodiu todos eles com seu raio. Athena e os outros atletas olímpicos que se aliaram aos Vingadores levaram algum tempo para se recuperar, pois a fúria de Zeus havia ficado ainda maior contra eles.

Compartilhe este post!