Agatha Harkness

Agatha Harkness é uma personagem fictícia da Marvel. Apareceu pela primeira vez na HQ Fantastic Four # 94, em 1970. Foi criada por Stan Lee e Jack Kirby. Agatha é a bruxa mais poderosa e antiga da Terra, ela vivenciou acontecimentos de 500 anos antes de Atlantis afundar, em 10.500 A.C. Agatha geralmente aparece ao lado de seu gato, Ebony, que pode se transformar em uma pantera, caso sua dona esteja em perigo.
Agatha foi uma das moradoras da Nova Salem, uma comunidade de bruxas centenárias. Com o tempo, transformou-se na feiticeira mais poderosa dentre elas e tornou-se a líder. Lutou pela vida das bruxas, levando a justiça aos feiticeiros que estavam matando-as. Aparentemente, Agatha tinha um parceiro, mas nunca foi revelada a identidade dele. Também não foi revelado se eram casados e, com o passar do tempo, não sabe se Agatha pode ser considerada divorciada, separada ou viúva. Dessa relação nasceu um filho, chamado Nicholas Scratch, que veio a se tornar um poderoso feiticeiro.

Anos depois ela saiu de Nova Salem para viver entre pessoas normais e foi para os EUA. Lá, Agatha tornou-se governanta, dando aulas particulares às crianças carentes, e eventualmente se aposentou. Depois de salvar Franklin Richards, filho de Reed Richards e Sue Storm, Agatha revelou ser uma bruxa, e logo em seguida passou a cuidar do menino, a pedido dos pais. Ela foi de grande ajuda junto ao Quarteto Fantástico na batalha contra o Aniquilador.
Através das ações do filho de Agatha, foi revelado que ela era membro da colônia de bruxas de Nova Salem, que até então era desconhecida por eles. Nicholas havia assumido o controle da cidade e convenceu seus habitantes de que Agatha havia traído os segredos da comunidade trabalhando para o Quarteto Fantástico. Ela foi sequestrada por eles, junto com o filho de Sue, e foram levados para a comunidade para que Agatha fosse julgada. O Quarteto Fantástico foi atras deles e entrou em conflito com os Sete de Salem, como assim eram chamados os netos de Agatha, todos filhos de Scratch. No processo, a maldade de Scratch foi revelada à comunidade e ele foi banido para outra dimensão.

Depois da Nova Salem liberta, houve um festival, e os Sete de Salem atacaram, tentando assumir o controle da comunidade novamente. Eles capturaram Agatha e a mataram queimando-a na fogueira. Nessa época, Agatha já era mentora de Wanda, a Feiticeira Escarlate. Agatha apareceu para Wanda em uma forma astral pós-morte e pediu ajuda. Em uma batalha que se seguiu entre a Feiticeira Escarlate e os Sete de Salem, todas as energias da comunidade foram atraídas para a Vertigem dos Sete, que perdeu o controle deles. Wanda conseguiu capturar parte da energia e canalizá-la para longe, mas a consequência foi a dizimação da cidade inteira. Parte dessa energia restante foi usada depois por Wanda mais tarde, com a ajuda de Agatha, quando ela quis engravidar de seu marido, Visão.

Tempos depois, Agatha ressurgiu, viva e bem, sem explicações de como isso se sucedeu. Ela alegou que os filhos da Feiticeira Escarlate eram na verdade fragmentos da alma de Mephisto, e apagou a memória de Wanda sobre seus filhos. Depois desses eventos, Agatha passou a ser retratada somente como um espectro, um fantasma, que só aparecia para Wanda, ainda como uma tutora da magia. Agatha acusava Wanda de estar morta por culpa dela, como pode ser visto nas HQs da Feiticeira Escarlate de 2015, afirmando a ideia de que foi morta quando Wanda se lembrou de seus filhos e foi questiona-la. Tal fato foi confirmado mais tarde, quando Nick Fury e a SHIELD encontraram o cadáver de Agatha em sua casa. Quando Clint Barton, foi atras de Wanda após os acontecimentos de Dinastia M, Wanda diz estar sob os cuidados de sua “tia Agatha”, mas foi revelado em outras histórias que se tratava de Doombots, uma espécie de robô.

Agatha lutou ao lado de Wanda e do espírito de sua mãe biológica, Natalya Maximoff, contra uma manifestação física da Magia do Caos que tentou destruir a bruxaria. Os dois espíritos canalizam sua magia através de Wanda e conseguiram derrotar o ser de uma vez por todas, embora isso tenha ferido gravemente a Deusa da Bruxaria. Natalya se sacrifica para restaurar a Ordem e, ao fazer isso, também devolveu a vida de Agatha. Apesar de Agatha notar que os caminhos dela e de Wanda estão interligados, ela opta por ter um tempo para si mesma, cogitando visitar uma praia de nudismo, para desgosto de Wanda. Esta personagem também está na série WandaVision com o nome Agnes.