Mundo Geek Feminino

Nocturna

Nocturna apareceu pela primeira vez na Detective Comics #529, em agosto de 1983. Foi criado por Doug Moench e Gene Colan. Na pré-crise, onde é chamada de Natalia Knight, é mostrada sua infância difícil, crescendo nas ruas como mendiga. Depois de um tempo, ela foi adotada por Charles Knight, um homem rico e que lhe proporcionava uma vida de luxo. Apaixonada por astronomia e pela noite, Natalia consegue um emprego no Observatório da Cidade de Gotham. Em uma noite, enquanto trabalhava, ela é vítima de um laser radioativo, que drena todo o pigmento de sua pele, que fica sensível à luz.

Depois que Charles Knight foi assassinado, ela descobre que a riqueza dele vinha de forma ilícita, então ela conhece o filho de Charles, Anton Knight, que acaba se apaixonando por ela. Ambos decidem manter a herança e o estilo de vida já acostumados. Natalia acaba se rendendo por precisar dos equipamentos médicos caros para tratar sua hipopigmentação. Anton e Natalia entraram em uma vida de crime juntos, ele como o Ladrão da Noite e ela como Nocturna, a Senhora da Noite. Com a vida de crimes, logo conhecem o Batman e, após vários confrontos, Anton é capturado e enviado para a prisão. Nocturna permanece livre e continua sua vida de crime junto com uma nova aliada, Nightshade (Sombra da Noite).

Após um tempo, a parceria com Nightshade não dá certo e chega ao fim. Nocturna acaba se tornando amiga íntima de Bruce Wayne e do Batman, algo que complica as duas vidas dele. Para piorar, ele ainda tem relações íntimas com ela. Tempo depois, Bruce perde a custódia de Jason Todd. Nocturna se torna uma mãe de aluguel para Jason, o segundo Robin, e chega a adota-lo. Não querendo que Bruce saísse da vida de Jason, ela propõe que eles se casem. O enredo aparenta que ela estava fazendo isso por interesse, mas depois é revelado que estava mesmo apaixonada por Bruce.

No pós-crise, onde é chamada de Natalie Metternich ou Natalia Mitternacht, ela é uma ex-astrônoma que encontra Robin e Spoiler. Ela encontra Spoiler pela primeira vez depois de sair de um teatro onde estava tocando piano. Posteriormente, Spoiler vai até o apartamento de Natalia e descobre que este está pegando fogo, e ajuda a salvar os trabalhos de pesquisa científica dela. Natalia fica na casa de Spoiler e logo Robin e Spoiler descobrem que Natalia tem um poder que libera um tipo de feromônio que faz com que as pessoas ao seu redor se emocionem e percam suas inibições. Quando confrontada com essa informação, Natalia fala a verdade, negando qualquer conhecimento de seus poderes. Eles resolvem leva-la para o STAR Labs para examina-la. Embora no pós-crise ela não assuma a identidade de Nocturna, o título da história é: Robin “Exit Natalia, Enter … Nocturna?”.

Estava programado para Nocturna aparecer em um episódio de “Batman: The Animated Series” como uma vampira, porém o episódio foi cancelado após a censura da Fox se opor à história, pois envolveria Batman ser transformado em vampiro e desejando por sangue humano. O produtor Alan Burnett disse: “Nós também queríamos fazer uma história sobre a Nocturna e Bruce. Havia sido desenhado uma modelo dela, mas ela é uma vampira e isso envolveria derramamento de sangue, o que era um grande “não-não” para as crianças.

O modelo de como ela seria em Batman: The Animated

Na série Batwoman, ela foi chamada de Natalie Knight, codinome Nocturna. Ela aparece no episódio, “Drink Me”, interpretada pela atriz Kayla Ewell. Na adaptação da série, ela tem uma forma única de porfiria, o que a torna fotossensível. Na história, seu pai adotivo, Charles, havia morrido de um ataque cardíaco há duas semanas e Natalie teve que conseguir sangue sozinha, assumindo uma personalidade de vampira, obtendo implantes dentários semelhantes à presas e utilizando uma substância química para atordoar os seus alvos. Depois que Nocturna ataca as irmãs de Batwoman, Mary Hamilton-Kane e a vilã Alice, Batwoman consegue derrotar Nocturna, usando uma luz UV a partir de seu telefone. Depois ela a deixa para que os Corvos a prendam em Arkham.

Nos Novos 52, Nocturna é uma das principais vilãs das HQs da Batwoman. Ela namora Kate Kane, enquanto secretamente continua sua vida de crime, manipulando Kate ao descobrir que ela é a Batwoman. Isso só acontece porque ela hipnotiza Kate. Aparentemente ela é uma vampira nessa fase, mas a personagem deixou muitos leitores confusos, pois não fica claro se é realmente uma vampira ou se consegue fazer as pessoas acreditarem nisso através de seus poderes com feromônios. Outra questão que levantou dúvidas foi que ela pode ter contato com a luz, diferente de sua outra versão, mas ainda apresenta a pele bem branca e usa chapéus, inclusive à noite.

Compartilhe este post!