Mundo Geek Feminino

Katana

Katana, ou Tatsu Yamashiro, é uma personagem fictícia da DC. Apareceu pela primeira vez em O Bravo e O Corajoso #200, em julho de 1983. Foi criada Por Mike W. Barr e Jim Aparo. Katana é uma guerreira samurai cuja habilidade com a espada permite que ela lute pela justiça como uma super-heroína. A personagem estreou nos cinemas em 2016, no filme Esquadrão Suicida, interpretada pela atriz Karen Fukuhara. Sua história trágica inclui a morte de seu marido Maseo, cuja alma fica presa na lâmina de sua espada, a Soultaker.

Tatsu Yamashiro era uma garota japonesa comum, exceto por sua habilidade em artes marciais, uma característica incentivada por seus pais. Dois irmãos, Maseo e Takeo Yamashiro, declaram ama-la. Ela gostava dos dois, mas escolheu Maseo como marido. Takeo “não aceitou bem” e se recusou a comparecer ao casamento do irmão e, por isso, Maseo o repudiou. Takeo acabou se juntado à Yakuza e marcando um grande dragão em seu peito, como parte da seita.

Tatsu e Maseo, de luto pela morte dos pais de Tatsu, formaram uma família própria. Tatsu deu à luz gêmeos, Yuki e Reiko. Enquanto isso, Takeo subiu nas fileiras da Yakuza e se entregou a um “gosto exótico” por armas antigas. Ele foi presenteado com um par de espadas aparentemente iguais, pelo general Karnz, sendo que uma das espadas possuía propriedades místicas.

Takeo passou dias se preparando antes de levar as duas espadas para a residência Yamashiro, exigindo um duelo com seu irmão, onde o “prêmio” seria a Tatsu. Durante o curso da luta, um incêndio foi iniciado e, enquanto Maseo estava distraído com seus filhos, Takeo matou seu irmão com a espada que se tornaria conhecida como “Soultaker”. Tatsu surgiu bem a tempo de ver seu marido morrer. Ela lutou com Takeo, ganhando vantagem e desarmando-o. Depois, tentou salvar os filhos, mas ouviu a voz do marido saindo da espada, dizendo que eles já estavam mortos.

Fugindo de sua vida, dos traumas que vivenciou, Tatsu começou a treinar como samurai, sob os ensinamentos de um mestre chamado Tadashi. Depois de muito tempo, se formou e partiu para a América, onde pretendia usar seus talentos para lutar por justiça. Ela começou a usar o codinome Katana, sempre levando consigo a espada possuída pela alma de seu marido. Katana foi destaque em várias equipes de super-heróis, incluindo Liga da Justiça e Aves de Rapina, mas foi mais associada à equipe conhecida como Renegados, criada por Batman e que era usada somente em ocasiões extremamente perigosas.

Katana é descrita como uma lutadora letal. Também é considera mentalmente instável devido à crença de que a alma do marido, com quem costuma conversar em japonês, reside em sua espada. Seu nome Katana é de origem japonesa, e significa espada.

Compartilhe este post!