Mundo Geek Feminino

Crítica: Segunda Temporada de Batwoman

E o medo da série Batwoman ser um fracasso que todos os fãs ficaram, com a saída da atriz Ruby Rose como Batwoman original, Kate Kane, e a entrada de uma nova Batwoman, Ryan Wilder, que depois foi para as HQs, interpretada pela atriz Javicia Leslie, caiu por terra. Como se já não fosse medo o suficiente da série cair em qualidade, no meado da temporada descobrimos que outra atriz assumiria a personagem Kate Kane, interpretada pela atriz Wallis Day, o que criou confusão e incerteza com Ryan, que já tínhamos nos acostumados e gostado. Mas o medo e a confusão foram perdendo motivo, pois a série teve um bom desenvolvendo e, com o final da segunda temporada, ficou claro o gostinho de quero mais.

Quando Javicia Leslie assumiu o manto, surgindo como uma personagem totalmente nova na DC, ficou o questionamento de como seria o desenrolar da série, já que tudo seria aparentemente novo, mas o que foi visto foi uma adaptação da história da Kate Kane das HQs dos Novos 52, porém com Ryan, a nova Batwoman. Eles mantiveram os personagens e até algumas histórias clássicas, como a invasão dos morcegos em Gotham, arquitetados por Alice, a Beth Kane, que se manteve como uma ótima vilã em toda a segunda temporada.

Quando os outros personagens das HQs da Batwoman original surgiram, como Safiyah, Máscara Negra, Enigma e até uma das personagens da DC que há muito tempo não se ouvia falar, Circe Sionis, a série manteve o equilíbrio e soube dosar muito bem a adaptação. Claro que seria melhor ver Kate Kate como o antigo amor de Safiyah, do que sua irmã Alice, mas entre essas e outras mudanças, a série não perdeu em nada, conseguindo equilibrar tudo muito bem para introduzir cada personagem de uma forma aceitável.

A personagem Circe Sionis já havia sido citada na série, a diferença é que sua história foi recontada de forma bem parecida com as HQs, para introduzir a nova atriz Wallis Day, que seria a Kate Kane original. A diferença maior foi que, nas HQs, Circe era interesse romântico do Máscara Negra e na série ela era a sua filha, morta em um incidente causado por Alice no Asilo Arkham. De qualquer forma, na adaptação da série aproveitaram partes da história original da personagem, que teve seu rosto desfigurado por um dos produtos das indústrias de cosméticos de Sionis, para introduzir a nova Kate Kane, que todos acreditavam ter morrido em um acidente de avião, como foi mostrado no final da primeira temporada.

Kate apareceu desfigurada pelo acidente e a deram um novo rosto, que a própria irmã Alice fez, fazendo todo o plano de Sionis começar a dar errado ali. Além do novo rosto que recebeu, Kate teve sua memória apagada por Enigma para passar a acreditar que era Circe, filha do Máscara Negra. Essa adaptação foi uma ótima sacada para a mudança da atriz na série e ainda trouxe a história da personagem Circe, já esquecida, de volta.

Depois de todas essas questões, que deixaram os fãs com frio na barriga da série ser um fracasso e até cancelada, ainda ficou em aberto, até o final da temporada, a dúvida de como seria o desenrolar da Batwoman Ryan, que já tinha conquistado seu espaço. Alguns começaram a especular até que ela poderia vir a ser uma nova adaptação de Robin, ou mais uma Batgirl, mas no final da segunda temporada isso ficou respondido, vimos que Ryan continua como Batwoman por tempo indeterminado, enquanto Kate, que recuperou sua memória, vai atrás de Batman.

Isso, entre várias outras questões, deixa muitas aberturas para novas aventuras em uma próxima temporada, que já conta com o novo personagem Batwing, assumido por Luke Fox. Sem contar que um possível romance ficou em aberto com Luke e a personagem Batgirl Spoiler, ou Salteadora como também é conhecida.

Entre esses personagens novos que mal tiveram tempo de mostrar mais a que vieram, vários outros personagens foram citados no final da temporada, dando indícios que irão parecer na sequência da série. Um deles, que parece que vai abrir a próxima temporada, é a querida personagem Hera Venenosa, que virá como uma possível vilã, o que fez o final da temporada ser de arrepiar. A terceira temporada de Batwoman tem data confirmada para outubro de 2021.

Compartilhe este post!