Crítica: Primeira Temporada de Batwoman
Batwoman é uma série de TV americana de super-herói baseada na personagem de mesmo nome das HQs produzida pela DC Comics. A séria foi desenvolvida por Caroline Dries. Batwoman estreou na The CW em 6 de outubro de 2019 e é ambientada no universo Arrowverse, compartilhando a continuidade com outras séries do mesmo universo. Parte do especial Crises nas Infinitas Terras foi compartilhada com a série de Batwoman.
Kate Kane, vulgo Batwoman, é mostrada na série de forma bem adaptada às HQs, ela vive um grande remorso pois quando criança perde sua irmã gêmea em um acidente, do qual ela se sente responsável. Ela cresce culpando a si e ao pai, Jacob Kane, interpretado pelo ator, Dougray Scott, por depois de anos de procura pelo corpo da irmã, desiste das buscas, dando-a como morta.
Além de lidar com esse luto sem fim, Kate ainda precisa defender sua homossexualidade, já que para ser uma policial ela não pode se assumir. Quando ela rompe os paradigmas impostos, acaba sendo expulsa do treinamento para ser uma policial, e sua amada Sophie Moore, interpretada pela atriz Meagan Tandy, que também estava fazendo o treinamento, acaba não escolhendo o mesmo caminho. Kate, desapontada, sai da cidade por alguns anos e, quando retorna, descobre que Sophie está casada com o policial Tyler, interpretado pelo ator Greyston Holt.
Quando Kate chega em Gotham City descobre que a cidade está um caos sem Batman, ela acaba descobrindo que Batman é seu primo Bruce e resolve superar seus demônios do passado para se tornar o novo símbolo de esperança de Gotham City, como a vigilante Batwoman. Porém um novo vilão surge, Alice, que Kate acaba descobrindo se tratar de sua irmã, a qual ela havia dado como morta.
Ruby Rose foi a grande estrela da primeira temporada de Batwoman, que deveria ter 22 episódios, mas devido à pandemia de COVID-19, acabou com apenas 20 episódios. Para piorar a situação, em maio, no auge da pandemia, tivemos a notícia que a atriz Ruby não faria mais a Batwoman. Para o papel foi escolhida a atriz Javicia Leslie, vivendo uma nova versão da Batwoman, chamada Ryan Wilder, sendo anunciadas também HQs solo para a personagem.
Os motivos da saída de Ruby não ficaram bem claras, ela alegou em suas redes sociais ter se machucada em uma das gravações e ficado impossibilitada de continuar com o papel. Depois, segundo o site TVLine, a atriz estava descontente com o ritmo puxado das gravações e, como não fazia questão de esconder isso, acabou ficando com a fama de insuportável e que não deixaria saudades entre os colegas com quem trabalhou.
Se como atriz dizem que ela deixou a desejar, como Batwoman, ela parece ter nascido para o papel, simplesmente foi magnifica. Com sua saída brusca, o temor era de que a série poderia ter queda de qualidade, contudo a atriz Javicia Leslie tem demonstrado muita energia e entusiasmo para o papel, abraçando a personagem com unhas e dentes.