Mundo Geek Feminino

Conheça as Caçadoras

Como acontece com vários personagens da DC, onde muitos acabam em algum momento tendo o mesmo codinome, não foi diferente com as Caçadoras. Antes de Helena Bertinelli assumir o manto de Caçadora, que é a atual e a mais conhecida, duas outras personagens também utilizaram o codinome. A primeira foi Paula Brooks, conhecida hoje como Tigresa. A segunda, foi Helena Wayne, a filha de Batman e Mulher-Gato, ambos da Terra 2. Vamos entender melhor a história delas.

Helena Wayne

Foi criada por Paul Levitz, Joe Station, Joe Orlando e Bob Layton. Ela apareceu pela primeira vez na HQ DC Super Star #17, em 1977. Essa caçadora é da Terra 2 e é filha de Batman e Mulher-Gato. Sendo filha logo de quem, ela cresceu desfrutando os benefícios de estar em uma família rica, mas nem tudo foram somente flores. Desde muito jovem foi treinada por seus pais para se tornar uma super atleta e tinha que se dedicar muito aos estudos.

Devido a um problema com um criminoso, a mulher-gato veio a falecer. Helena, decidida a levar o culpado à justiça, criou uma fantasia e pegou algumas das armas de seus pais, incluindo a sua marca registrada, um crossbow. Depois de conseguir levar o criminoso para a prisão, ela decidiu continuar combatendo o crime sob o codinome Caçadora. Essa Caçadora foi a que apareceu na curta série de televisão Birds Of Prey, embora no seriado seja chamada de Helana Kyle. Na série ela possuía superpoderes.

Helena Bertinelli

Foi criada por Joey Cavalieri e Joey Station. Apareceu pela primeira vez na HQ Huntress #01, em 1989. Ela é a terceira Caçadora, criada para substituir a segunda, Helena Wayne, da Terra 2. Helena Bertinelli tem uma história parecida com a de Batman, também presenciou a morte de seus pais. Depois, foi mandada para Sicília para viver com seus primos, os Asaros, uma família de assassinos, onde aprendeu a lutar e também a usar uma grande variedade de armas, tudo isso com apenas 16 anos. Foi à Gotham para participar de uma festa de família na qual não queria ir, pois estava traumatizada com sua família de mafiosos. Porém naquele dia, Batman entrou na festa e causou pânico em geral. Ela, vendo o medo deles, decidiu que seria uma justiceira como Batman e daria fim à máfia para sempre. E assim que se formou na faculdade, voltou à Gotham para se tornar a Caçadora.

A relação dela com Batman nunca foi boa, pois ele considera seus métodos muito imprevisíveis e violentos. Ela mata os criminosos sem piedade, algo que Batman sempre foi contra. Nos anos seguintes, Batman a colocou na Liga da Justiça para ficar de olho nela, mas depois de quase matar o vilão Prometheus, Helena foi convidada a se retirar da Liga.

Ela só foi ter o respeito do Morcego mais tarde, no final da Saga da Terra de Ninguém, quando foi baleada pelo Coringa tentando impedi-lo de sequestrar e matar crianças recém-nascidas. Ela passa a ser integrante das Aves de Rapina, no grupo formado por Oráculo. O inicio da relação com a equipe ocorreu ao responder a um pedido de ajuda de Barbara Gordon para socorrer a Canário Negro, que havia sido sequestrada por Savage, a fim de descobrir a identidade do Batman.

Paula Brook

Foi a primeira Caçadora e era uma super-vilã. Apareceu pela primeira vez na HQ Sensation Comics #68, em 1947. Depois ela foi renomeada para Tigresa, nas páginas de Yong All-stars. A Caçadora foi criada por Mort Meskin e a Tigresa por Roy Thomas.

Na Yong All-Star, suas histórias ocorreram antes de sua carreira de vilã. Nessa fase inicial, ela é uma jovem super-heroína que luta contra nazistas e criminosos. Durante uma batalha com os guerreiros nazistas conhecidos como Axis Amerika, Tigresa é atacada e aparentemente morta pela Valquiria, conhecida como Gudra. Ela foi revivida e volta com uma nova atitude, que eventualmente a leva a se tornar a vilã Caçadora.

Na Pré Crise, antes das Crises nas Infinitas Terras, ela luta contra Helena Wayne, que havia se tornado a nova Caçadora, e é derrotada. Ela nunca usou seu nome real, Paula Brook, durante suas aventuras pré-crise.

Compartilhe este post!