Mundo Geek Feminino

Batgirls

A personagem Batgirl sofreu algumas mudanças com o tempo, isso acarretou um total de 6 Batgirls diferentes. No geral, é de enlouquecer a quantidade de personagens que a DC coloca com mesmo nome, parece até que é uma função empregatícia, que você começa como júnior, cresce para pleno e assim por diante, pois há algumas personagens que chegam a mudar de nome três vezes. Mas, brincadeiras à parte, vamos conhecer quem já foi digna de vestir o manto de Batgirl.

Barbara Gordon (Primeira Versão)

Esta foi a Batgirl mais popular. Filha do comissário Gordon, era bibliotecária. Em sua primeira aventura, ela auxiliou Batman e Robin a capturar o Mariposa Assassina. Na publicação “Batman: A Piada Mortal”, de 1988, ela é baleada por Coringa e perde o movimento das pernas. Incapaz de abandonar a luta contra o crime, ela se torna especialista em sistemas de informação, adota o codinome “Oráculo” e continua a ajudar na luta contra o crime, mas agora por meios tecnológicos. Chegou a ajudar a todos os heróis do Universo DC, em especial o Batman. Como Oráculo, fez parte da equipe Aves de Rapina, formada pela Canário Negro e Caçadora. Essa Barbara Gordon, teve um romance com o Asa Noturna.

Barbara Gordon (Segunda Versão)

Essa é a Batgirl atual. Após o reboot do universo DC, sua história foi reescrita em Os novos 52. Agora ela é uma jovem universitária, ainda filha do comissário Gordon e de Barbara Eileen, vive em Burnside, um bairro de Gotham City localizado do outro lado do Rio Gotham. Algumas vezes atua junto a seu pai em algumas missões. Tem HQ própria e, em suas edições, já lutou contra o filho do Pinguim, Ethan Cobblepot, codinome Sol Negro. Também já enfrentou Arlequina. As Aves de Rapina e a Oráculo não fazem parte dessa versão.

Bette Kane

Foi a primeira Batgirl, mas depois foi substituída pela primeira versão de Barbara Gordon. Ela estreou em Detective Comics # 359, intitulado “The Million Dollar Debut of Batgirl!” em 1961. Surgiu como Betty Kane e, mais tarde, através de um retcon, seu nome foi alterado para Bette Kane e adotou a identidade de Labareda. Incialmente foi criada para ser o par romântico de Robin. Bette já foi, nas HQs, sobrinha e depois prima de Batwoman. Como sobrinha, chegou a lutar com a tia contra o crime. Após a Crise nas Infinitas Terras, a personagem Batwoman foi apagada da existência e também sua sobrinha. Betty fez parte dos Novos Titãs como Labareda.

Helena Bertinelli

A primeira heroína que Helena se tornou foi a Caçadora, apresentada em 1989 em sua própria revista. A personagem teve uma infância igual a de Bruce Wayne, presenciando a morte dos seus pais. Ela jurou vingança e treinou a vida toda para isso. Durante a saga Terra de Ninguém, depois que Bruce some e Cassandra Cain deixa de ser a Batgirl, Helena assume o nome e o uniforme, e descobre que, como Batgirl, impõe mais medo e respeito do que como Caçadora. Porém, assim que Bruce volta, ele a fala que não gosta de seus métodos, já que ela é violenta e não tem piedade. Assim, ela deixa de ser a Batgirl.

Cassandra Cain

Foi a primeira a ganhar HQ de título próprio como Batgirl. Filha de David Cain e Lady Shiva, foi treinada desde criança para ser uma assassina e a guarda-costas de Ra’s al Ghul. Sua habilidade em artes marciais foi comprovada em duelos contra Lady Shiva e contra o próprio Batman. No Renascimento, assumiu a identidade de Órfã, logo após a morte de seu pai, David Cain, sendo treinada por Batman e Batwoman para superar seu passado como assassina e ser uma vigilante em Gotham. Este codinome foi uma homenagem a seu pai, que originalmente usava este nome. Recebeu o manto de Batgirl durante a trama Terra de Ninguém, sendo treinada por Batman e Oráculo. Ela é uma personagem asiática, foi mostrada trabalhando como agente anônima do Batman em Hong Kong antes de adotar o novo apelido de Black Bat.

Stephanie Brown

Filha de um dos inimigos de Batman, o Mestre das Pistas, que perdeu toda a juventude de sua filha por estar sempre preso ou cometendo algum crime. Ela chegou a assumir o manto de Robin e passou a ser a Robin Mulher. Depois, em 2009, assumiu o manto de Batgirl quando Cassandra Cain estava com alguns problemas pessoais. Em “Os Novos 52”, a personagem reapareceu como Salteadora, codinome dela até então.

Charlotte “Charlie” Gage-Radcliffe

Também chamada de Misfit, apareceu pela primeira vez como uma aspirante a Batgirl, antes de assumir sua própria identidade como a Desajuste. Surgiu em 2006, sob as investigações da Oráculo, que depois de provar que não era uma ameaça, foi chamada para ajudar a combater o crime. Posteriormente, deixou de ser chamada de Batgirl e seguiu com o codinome Desajuste. Nesse período, descobriram que o mistério em volta dela era o fato de se tratar de uma meta-humana, algo que não queria revelar a ninguém, mas como precisou salvar a vida da Oráculo, acabou por contar o seu segredo, mas também ganhou a confiança dela e da equipe. Os poderes meta-humanos dela são: força sobre-humana, teletransporte e fator de cura.

Batgirl Beyond – Cassandra Alura-El McGinnis

Essa personagem vem das HQs de Batman Beyond, que em português ficou Batman do Futuro, e na tradução a personagem se chama Batgirl do Futuro. Ela é do ano de 2057, membro do Young Justice Beyond, sobrinha de Cassandra Cain, por quem foi treinada, e filha de Kara Zor-El. Devido a isso, ela tem uma mistura metahumana e kryptoniana. Seu DNA foi adaptado por nascer na Terra, logo ela é imune à radiação de Kryptonita.

Batgirl – Tiffany Fox (Futures End)


Tiffany Fox é filha de Lucius Fox, o Batwing, e de Tanya Fox. Faz parte da Liga das Batgirls, ao lado de Cassandra Cain e Stephanie Brown. Como suas outras duas associados, ela trabalhou sob a liderança de Barbara Gordon, que estava sendo chamada nessa fase de ‘Bete Noire’.

Carrie Kelley – 2013


Carrie passou a infância tendo aulas de karatê, rabiscando figurinos e vasculhando a Internet em busca de fotos e vídeos de super-heróis em ação. Com 13 anos, sua mãe e seu pai morreram tragicamente em um acidente automobilístico, devido, em grande parte, ao problema com a bebida de seu pai. Após o acidente, passou a ser cuidada por seus tios, Jim Gordon e Sarah Essen-Gordon. Ao chegar em Gotham City, Carrie se tornou uma fangirl do Batman muito rápido, se meteu em muitas encrencas e mais tarde se tornou uma Batgirl. Ela vestiu o manto de Batgirl quando Stephanie decidiu deixá-lo.

Compartilhe este post!