Mundo Geek Feminino

As Tribos Geeks/Nerds

Em resumo, Geeks e Nerds não se diferem na prática, pois ambos gostam das mesmas coisas: tecnologia, HQs, animes, mangás, coisas da cultura pop e afins. Aparentemente a diferença está mais para estilo e aceitação, pois o geek é considerado mais descolado e mais sociável. Ele é uma pessoa inteligente, sabe um pouco de tudo, demonstra interesse em diversas áreas e quando ama algo se aprofunda no assunto. Geralmente são coisas como literatura, filmes, HQs, que acabam virando colecionáveis e camisetas de referência. Mas reparem que não são aprofundamentos “geralmente” voltados para estudos. 

Já os Nerds são considerados pessoas voltadas muito para os estudos, acabam se aprofundando em temas como matemática, física, ciências e afins. Em parte, porque gostam e em outras por terem facilidade em aprender sobre o assunto. São pessoas muito inteligentes. Muitas vezes se tornam professores em sua área de estudo ou bons profissionais no segmento escolhido. Em contraste com o Geek, os Nerds são vistos como pessoas que dão menor importância à aparência, quando comparado ao valor do conhecimento, também são considerados menos sociáveis, preferindo atividades com poucas ou nenhuma companhia, gostando de conviver com pessoas do seu nível intelectual.

O termo “geek” surgiu no século 19, proveniente de “geck”, uma palavra de origem alemã que significa “bobo”, enquanto o termo “nerd” apareceu nos EUA na década de 1960 e pode ser originária da gíria em inglês “nert”, que significa “louco”. Ainda existe o termo CDF, sigla que abrevia a palavra “Cabeça de Ferro”. Perceba que esses termos são todos de cunho ofensivo. Por isso que ninguém gosta de ser chamado de Nerd ou CDF. Já o termo Geek não incomoda tanto, eles se acham os Nerds descolados. Mas vejam que no fim, ambos são basicamente a mesma coisa, tendo em comum até uma origem ofensiva dos termos. 

Infelizmente essas pessoas ainda sofrem um certo preconceito, mas é algo que vem mudando de uns tempos para cá, e pode-se dizer que os filmes da Marvel e da DC têm contribuído para essa melhoria. Os sucessos de bilheterias desses filmes provam isso e o crescimento de eventos voltados para esse público também, como a CCXP, que no Brasil já ultrapassou a quantidade de participantes do evento nos EUA. Outro motivador pode-se atribuir às redes sociais, que abriram espaço para todos falarem do que quiserem. Nesse momento, Geeks e Nerds viram a oportunidade de passarem seus conhecimentos das HQs para os “leigos” entenderem melhor os filmes. Devido a isso, alguns canais ficaram muito populares e a visão estereotipada do Nerd foi mudando, agora ele poder ser o famoso influencer (sendo que nem todo influencer é um Geek ou um Nerd).

Entendam que só foi citada aqui uma parte do mundo que abrange os gostos dos Geeks e Nerds. A partir daí vieram muitos canais nas redes sociais tratando sobre diversos assuntos, já que se percebeu que este é um meio muito lucrativo. Existe espaço para se falar de qualquer assunto e gosto. Com tudo isso, os termos Geek e Nerd cresceram tanto que está muito além de uma só definição. Atualmente podem ser traduzidos em vários outros termos, que para não confundir ainda mais, vamos classificá-los como “tribos”. E pertencem às tribos, pessoas que se identificam com outras pessoas que compartilham os mesmos gostos e estilos. Aqui abaixo terá uma lista bem grande de vários tipos de tribos que existem, todas de alguma forma consideradas Geeks e Nerds. Veja em qual você se encaixa. 

Então, de qual tribo será que você pertence?

A tribo Hipster:

Hipsters é a palavra em inglês para descolados. Aqui fazem parte pessoas mais jovens, que são inteligentes, capacitadas, ligadas às novas tecnologias e que sempre criam novidades. O termo foi impulsionado com o crescimento das startups. Os Hipsters dão preferência a roupas ousadas, geralmente confortáveis, mas nada convencionais. São roupas retrô, customizadas, que às vezes acompanham um bom e velho tênis All-Star. O Hipster vive em cafeterias e lanchonetes descoladas, geralmente acompanhadas por um bom livro.

A tribo Gamer:

Aqui fazem parte aqueles que amam o mundo dos jogos e consoles. Eles têm até um vocabulário próprio, que só quem é gamer entende. Gamer é um nome dado atualmente para os famosos “jogadores de videogame”. E se você for muito bom, pode fazer da diversão uma profissão. Existem gamers profissionais que são competidores ou pessoas contratadas por empresas para testarem novos jogos antes do lançamento no mercado. Os campeonatos de games estão gerando milhões e pagando prêmios altíssimos aos vencedores. Também fazem parte dessa tribo pessoas que gostam de jogar casualmente, que gostam de jogos fáceis, jogos retrôs, os que amam jogos de celular e também podemos colocar o grupo de RPG.

A tribo Otaku:

Aqui fazem parte aquelas pessoas apaixonadas pela cultura oriental, e isso não inclui somente a japonesa. Eles conhecem a maioria dos animes, até os que ainda não chegaram oficialmente ao Brasil, além de ler os mangás destes animes. Alguns são tão apaixonados que estudam a língua japonesa e assistem aos animes com a dublagem original. Pessoas dessa tribo gostam muito de fazer cosplay e participam até de concursos. Uma curiosidade é que muitos otakus também são gamers, dominando principalmente aos jogos da Nintendo, em sua maioria.

A tribo dos Cinéfilos:

Cinéfilo é todo aquele que, por definição, é um aficionado pela sétima arte. Aqui fazem parte aquelas pessoas que amam e conhecem praticamente tudo de cinema. Se orgulha de conhecer filmes antigos, da época do cinema mudo e sem cores. Conhecem o trabalho de vários diretores e o formato de suas produções, além de, obviamente, saberem tudo sobre os atores e as produções que eles já participaram, com riqueza de detalhes.

A tribo dos Seriemaníacos:

Aqui fazem parte as pessoas que vivem maratonando séries, não importa o streaming e nem os gêneros das séries. O importante é ver tudo e saber de tudo. Essas pessoas sabem quais são as melhores séries, em que são baseadas e são capazes de indicar quais você tem que assistir e quais nem merecem ser comentadas.

A tribo dos Dorameiros:

Aqui fazem parte as pessoas que amam os Doramas. O nome Dorama surgiu porque no Japão a pronúncia da palavra “drama” soa como “Dorama”. E Dorama, para quem não conhece, é um híbrido de série com novela, que se passa na Coreia do Sul, Japão, China ou Tailândia. Cada Dorama tem somente uma temporada, com início, meio e fim. Suas histórias são bem variadas, tem terror, ação, romance e por aí vai. São chamadas de Dorameiras as pessoas que maratonam um Dorama atrás do outro, às vezes até vários ao mesmo tempo. Os Doramas da Coreia do Sul são os mais populares e podem ser chamados de drama coreano ou K-drama.

A tribo dos Esportistas:

Aqui fazem parte aquelas pessoas que são amantes de esportes e geralmente conhecem tudo a respeito do seu time, seleção e atleta favoritos. Existe ainda uma minoria de Nerds que vão além, sabem tudo sobre esportes que nem são comuns no Brasil, acompanham, entendem as regras e sabem quem são os atletas mais famosos de cada modalidade.

A tribo Sci-fi:

Aqui fazem parte aquelas pessoas que amam Star Trek, Star Wars e universos paralelos. Qualquer assunto relacionado a ficção científica os interessa. Estes Nerds gostam muito de formular teorias, dar explicações para fatos que nós nunca nem pensamos e adoram expor seus pensamentos sobre tudo. São os verdadeiros sabichões.

A tribo Bibliófilo:

Aqui fazem parte aquelas pessoas que amam ler livros de todos os tipos e fazem coleções gigantescas destes. Pessoas assim amam o ato de comprar livros, o cheiro que os livros têm, da tinta e o toque das folhas. Pessoas que pertencem a essa tribo podem até ler livros em mídias digitais, mas geralmente não sentem o mesmo prazer de quando estão com um livro físico.

A tribo Musical:

Aqui fazem parte aquelas pessoas que amam músicas dos mais diversos tipos, conhecem vários estilos diferentes e entendem bem a diferença entre cada um dos gêneros, mas tem suas preferências. Essas pessoas chegam ao nível de colecionar CDs, DVDs e até LPs (os famosos “bolachões”). Elas conseguem identificar uma música ouvindo apenas alguns acordes ou o cantarolar de outra pessoa.

E aí, se identificou com alguma tribo? Se sim, parabéns!!! Você é um geek/nerd. E tem até um dia para comemorar isso. Ele ocorre no dia 25 de maio, e se chama “Dia do Orgulho Nerd”. E se você não se perdeu no meio de tantas tribos, faça o quiz Qual é a sua tribo?