Anime: Violet Evergarden
É um anime japonês, escrito por Kana Akatsuki e ilustrado por Akiko Takase, que venceu o Grande Prêmio Kyoto Animation em 2014, sendo a primeira obra a vencer em três categorias: romance, cenário e mangá. A primeira temporada está disponível na Netflix, contendo 12 episódios, também há um filme, com a continuação do trabalho da personagem e um especial de 30 min.
O enredo conta a história de Violet, uma jovem que veio da guerra e perdeu seus braços defendendo seu comandante, Gilbert Bougainvillea, por quem possuía uma paixão, sentimento que ela desconhecia. Violet é uma órfã, desde criança foi criada para ser uma arma de guerra, por isso desconhecia sentimentos e afeto, o único que a tratou como um ser humano foi Gilbert e por isso criou sentimentos fortes por ele. No auge da guerra, eles foram gravemente feridos e Violet quase perde a vida para salva-lo. Em suas últimas palavras, Gilbert confessa que ama Violet.
Após acordar no hospital, Violet está com implantes em seus braços, ela recebe a visita de um amigo que lhe oferece um serviço na Companhia Postal CH, como uma Boneca Autónoma de auto memórias, escrevendo para pessoas que não sabem escrever ou ler. Ela aceita o serviço apenas porque a dizem que foi uma ordem de seu comandante Gilbert e ela nunca recusa uma ordem dele. Triste por ele não estar lá quando acorda, ela questiona se ele está bem e sobreviveu, contam a ela que sim, mas não a deixam procurá-lo, a pedido dele. Violet começa a seguir sua vida, escolhida por ele, mas questionando por que as últimas palavras de seu comandante foram “Eu te amo”. Ela vive sua vida na esperança que ele irá aparecer e repetir essas doces palavras novamente e explicar o que elas significam.
A história centra-se nas Bonecas Autômatas ou Autómatas, de auto memórias, que foram inicialmente criadas por um cientista conhecido por Dr. Orland, para ajudar a esposa cega, Mollie, a escrever os seus romances. Posteriormente foram alugadas para outras pessoas que precisavam dos seus serviços. Na atualidade, o termo refere-se à indústria de escreventes. Enquanto que a função inicial das Bonecas Autômatas de auto memórias era apenas gerar vozes para o texto, ou expressar sentimentos, o que para muitos é uma grande dificuldade, elas começam a escrever cartas de amor, poemas, tudo a partir do que as pessoas contam sobre os endereçados.
Em um contexto geral, esse anime é bem triste, principalmente pela busca do entendimento por sentimentos, já que na busca de Violet, por descobrir o que significa “eu te amo”, acaba entendendo que amar alguém pode estar presente em vários momentos, como em uma mãe para com sua filha, em uma amizade, e em várias outras situações, nas quais o próprio anime vai mostrando durante as aventuras de Violet.