Mundo Geek Feminino

Carmen Sandiego

Carmen Sandiego foi uma famosa ladra dos videogames nos anos 80, ela fez tanto sucesso que virou desenho animado. A série animada teve 40 episódios, que foram exibidos no Brasil, o que ajudou a apresentar a personagem a quem não tinha acesso aos jogos. Fazendo o jogo se popularizar mais ainda.

Na trama, uma dupla de jovens detetives “Zack e Yvy”, são subordinados a uma máquina de computador chamado “Chefeer”, eles seguem Carmem em todos os locais turísticos do mundo, tentando prende-la por seus crimes de roubo, esses lugares que aparecem na animação, são os mesmos que apareciam nos jogos. Na abertura do desenho tinha a famosa pergunta: Onde está Carmen Sandiego?

Carmen Sandiego tem pelo menos quatro HQs, várias animações e cinco livros, escritos por Melissa Peterson e publicados nos EUA, infelizmente esses livros nunca chegaram no Brasil. Os livros contam histórias da Carmen Sandiego e dos detetives que a perseguem, histórias que vão além dos jogos e das animações.

A questão na época desse jogo, é por que ele fazia tanto sucesso? E era simplesmente devido os jogadores terem a possibilidade de visitarem vários lugares do mundo através do jogo, tudo na tentativa de prender a vilã, com isso o jogador conhecia vários lugares e ainda aprendia tudo sobre eles, testando conhecimentos gerais. O game também ensinava um pouco de línguas e matemática, bônus que iam além da dinâmica de perguntas e respostas.

Carmen Sandiego ganhou uma versão um pouco mais infantil, que está disponível no streaming da Netflix. A série tem como dubladora Gina Rodriguez, protagonista da série Jane a Virgem. Além dela, o ator Finn Wolfhard, que interpreta Mike em Stranger Things, é responsável pela voz de player, o comparsa da vilã.

Compartilhe este post!