Mundo Geek Feminino

Mulher-Aranha III: Mattie Franklin

Martha “Mattie” Franklin é uma personagem fictícia da Marvel. Apareceu pela primeira vez na HQ Spectacular Spider-Man #263, em novembro de 1998. Foi criada por John Byrne e Rafael Kayanan. Mattie é a terceira Mulher-Aranha, e ficou tão popular que chegou a ganhar em 1999 uma série mensal própria.

Mattie era uma adolescente comum que morava na cidade de Nova York. Ela era filha de Jerry Franklin, um rico empresário. Seu tio era J. Jonah Jameson, editor e proprietário do jornal Clarim Diário. Ao ouvir uma conversa entre seu pai e Norman Osborn sobre uma cerimônia intitulada Encontro dos Cinco, Mattie deu um jeito de ir no lugar de seu pai. Essa cerimonia se tratava de um ritual, que envolvia cinco relíquias misteriosas, onde as pessoas recebem imenso poder ou pagam o preço máximo.

Essas relíquias permitiam ao portador: poder, conhecimento, imortalidade, insanidade ou morte. O problema é que essas relíquias não revelam de fato o que são de início, pois a que representa a loucura é o conhecimento, a do poder é a loucura e a morte é a imortalidade. Norman Osborn, recebeu insanidade, Morris Maxwell recebeu conhecimento, Cassandra Webb recebeu a imortalidade, Gregory Herd, o vilão Override, recebeu a morte e Mattie recebeu o dom do poder, onde ela foi agraciada com atributos físicos sobre-humanos e poder de voar.

Quando o Homem-Aranha desapareceu misteriosamente, Mattie começou a lutar contra os criminosos em seu nome, se intitulando mulher-aranha. Após seu retorno, e já tendo conhecido Mattie, o Homem-Aranha acaba por salvar Mattie de Charlotte Witter, que queria roubar seus poderes. Witter já havia atacado as duas mulheres-aranhas anteriores e roubado seus poderes. A admiração de Mattie pelo Homem-Aranha se transformou em uma paixão intensa, e após a aparente morte de Mary Jane, ela o beijou, mas Peter rejeitou seus avanços devido à diferença significativa de idade, já que Mattie era uma adolescente, e também porque ele ainda acreditava que Mary Jane estava viva.

Depois de um tempo, Mattie não foi mais vista, sendo considerada desaparecida. Jessica Jones começou a investiga-la e descobriu que Mattie estava envolvida com drogas por conta de seu namorado, Jones a encontrou completamente dopada por uma substância que era uma espécie de hormônio do crescimento mutante, um medicamento indutor de energia que requer material genético de um indivíduo superpoderoso, o que Mattie era. Com a ajuda de Jessica Drew, a primeira mulher-aranha e Jessica Jones, Mattie retorna à segurança de seu tio.

Em outra história, Mattie foi capturada pela família Kravinoff, junto com a Madame Web. Sabendo que ia morrer, Mattie disse a Madame Web para falar ao Homem-Aranha que ela não o culpava pelo ocorrido, já que ele estava tentando protege-la desde a Charlotte Witter. Mattie foi sacrificada por Sasha Kravinoff, na tentativa de reviver seu filho, o Grim Hunter, que é filho de Kraven, o Caçador, sobrinho de Chameleon, meio-irmão de Alyosha Kravinoff e irmão de Ana Kravinoff. O ato deles foi um sucesso, contudo Grim Hunter foi revivido como uma criatura humanoide semelhante a um leão.

Mais de um ano depois, Chacal trouxe Mattie e Madame Web de volta à vida como clones. Mattie conheceu Silk, a Cindy Moon, outra mulher-aranha, e mesmo não tendo um início amigável, acabaram se tornando amigas. Quando o Chacal disparou o sinal para transformar o povo ressuscitado em zumbis de Carrion, Mattie resistiu e ajudou Cindy a derrotar o ressuscitado Hector Cervantez, que posteriormente morreu e retornou ao seu estado fantasmagórico. Em meio a luta contra os zumbis, Mattie revelou a seu tio que ela era uma super-heroína, e em seguida se sacrific para proteger Silk, se desfazendo em pó em seus braços. Silk coletou os restos de Mattie e os enterrou em uma urna no topo de seu caixão, ficando traumatizada com a experiência.

Compartilhe este post!