Mulher-Gato
Mulher-Gato, comumente conhecida como Selina Kyle, foi criada por Bill Finger e Bob Kane e apareceu pela primeira vez na edição 1 de Batman, em 1940. A Mulher-Gato ganhou várias reformulações e alguns codinomes ao longo dos anos, no início era chamada apenas de “A GATA” e não vestia uniforme, também não tinha apelo sexual. Surgiu como uma poderosa vilã do Batman, isso até o final dos anos 60, depois foi se tornando uma anti-heroína e um interesse amoroso do Batman. Sua habilidade como ladra e seu amor pelos gatos sempre estiveram presentes em suas histórias. Como Batman, Selina não possui poderes, ela é extremamente habilidosa em diversos tipos de lutas.
Umas das versões mais conhecidas da origem de Selina conta que, quando criança, seus pais Brian e Maria Kyle viviam em uma das zonas mais pobres e perigosas de Gotham. Eles eram uma daquelas famílias disfuncionais e, um dia, a mãe de Selina cometeu suicídio, seu pai violento perdeu a guarda das filhas, Selina e sua irmã mais nova, Maggie, foram separadas. Brian bebeu até a morte. Selina foi internada no Centro de Detenção Juvenil Sprang Hall, um lar estadual para meninas órfãs ou delinquentes, e sua irmã foi para um convento. Mais tarde, ela escapou e tentou roubar entre a multidão em um parque de diversões fora de Gotham City, mas foi pega pelo dono do lugar. Ele a ofereceu a oportunidade de seguir junto com o Circo e Selina concordou. No circo ela aprendeu contorcionismo, ginástica, entre outras coisas que a deixaram mais flexível e ágil. Quando o dono do Circo morreu em um trágico acidente, Selina decidiu se arriscar nas ruas de Gotham, sobrevivendo como uma pequena ladra.
Mas as coisas não foram tão simples, Selina começou a trabalhar como prostituta e um dia foi estuprada e espancada quase até a morte pelo seu cafetão, Stan. Isso ocorreu atrás do convento onde sua irmã Maggie servia como freira, e foi a própria que a encontrou e chamou uma ambulância. No hospital, foi visitada pelo detetive George Flannery. Ele teve pena e contou a ela sobre um homem que poderia ensiná-la a lutar e se defender, Ted Grant. Ela se encontrou com Ted e ele concordou em treiná-la. Foi Ted que também a ensinou a usar o famoso acessório da Mulher-Gato, o chicote. Seu uniforme surgiu nessa época por um acaso, aparentemente, Stan a deu após ela voltar do hospital toda ferida, ele queria que Selina fosse ver um cliente e, para esconder os ferimentos, ordenou que ela usasse uma fantasia de gata. Depois de ver o Batman em ação e já tendo em mente se vingar de Stan, Selina se inspira em Batman e resolve ser mais uma das pessoas fantasiadas de Gotham, agindo nas sombras. Assim ela assume a fantasia como uniforme, fazendo melhorias nele e começa a roubar para sobreviver e para ajudar a sua colega Holly Robinson, uma prostituta menor de idade, a melhorar de vida. Selina devolveu o espancamento que Stan lhe deu e o deixou, levando Holly com ela e declarando que estava mudando sua linha de trabalho.
Em um de seus primeiros assaltos, ela roubou a casa do chefe da máfia, Carmine Falcone. Foi aqui que Batman a viu em ação pela primeira vez, mas saiu sem dizer uma palavra e sem interromper o assalto. Depois Selina foi no convento e as irmãs discutiram, enquanto Maggie gritava com Selina, Stan, querendo vingança pela surra que Selina o deu, percebeu que elas eram próximas e sequestrou Maggie. Stan entrou em contato com Selina e disse que ele tinha a posse de sua irmã. Na luta que se seguiu, entre Mulher-Gato e Stan, Maggie caiu do local em que estavam, mas consegue se segurar. Percebendo isso, Stan foi tentar matá-la de vez, mas na tentativa de segurar Maggie, a Mulher-Gato esbarra em Stan e é ele quem cai, ao mesmo tempo que Maggie, por sorte Batman estava vendo tudo e segurou Maggie a tempo. Stan não teve esse mesmo destino e morreu no local. Selina ficou muito grata ao Batman e uma ligação entre eles começou a surgir ali.
Algum tempo depois, Holly foi espancada por um policial corrupto chamado Ethan Strunk. Selina não ia deixar isso barato e quis atacar Strunk, mas foi parada pelo Batman. Ele tentou convencê-la a deixar a polícia lidar com Strunk, mas a Mulher-Gato disse que a força policial corrupta de Gotham nunca lhe daria a justiça devida. Ela beijou Batman em uma forma de seduzi-lo para fugir e o feriu no peito com suas fortes unhas de gata, escapando em seguida. Selina deixou Holly com Maggie para serem criadas juntas em um convento e ambas perceberam que Selina não voltaria mais.
Nas versões seguintes das histórias da DC, foi apagado que Selina era uma prostituta. Passou a ser contado que ela era uma menina órfã e ladra que tentava sobreviver nas ruas de Gotham desde nova. Nas HQs “O Longo Dia das Bruxas”, Selina conhece Bruce Wayne no casamento de Johnny Viti, um membro da Família do Crime Falcone. Eles se deram bem imediatamente, embora Selina não soubesse da identidade de Bruce como Batman. Como Mulher-Gato, ela tenta roubar a cobertura de Carmine Falcone naquela noite, mas foi interrompida por Batman e os dois foram forçados a fugir. Falcone ofereceu uma grande recompensa por eles, um milhão de dólares para quem pudesse matar qualquer um deles.
Depois, a Mulher-gato ofereceu ajuda na resolução de um caso, que Batman aceitou com relutância. Ainda sem suas identidades reveladas, Selina salvou Bruce Wayne e Alfred do controle mental da Hera Venenosa. Ela também salvou Batman quando ele estava enfrentando o Espantalho e o Chapeleiro Louco. Na animação Batman e o Longo Dia das Bruxas de 2021, dividido em duas partes, pode-se ver essas narrações aqui descritas e uma revelação sobre Selina que fica bem clara na animação: quando ela mostra sua identidade para Batman, também conta que é filha de Falcone. Isso já foi reforçado nas HQs solo de Selina, em Os Novos 52, quando ela, na trama, assume a herança da máfia de Gotham por ser a filha bastarda de Carmine Falcone. Também nas HQs de Os Novos 52, com o roteiro de Genevieve Valentine, é revelado que Selina é bissexual. Por isso seu dom em seduzir ambos os sexos quando está tentando os distrair em confrontos.
Em outras histórias é mostrado o quanto os anos de roubo fizeram da Selina uma mulher extremamente rica. Em suas histórias, as joias que ela mais gosta são com referências a gatos. Nas HQs As Sereias de Gotham, fica nítido que todas elas têm muito dinheiro, mas que Selina tem muito mais, algo demonstrado pelo fato de que a mansão em que elas vão morar pertence à Selina. A Mulher-Gato, em todas as suas histórias, mostra amar gatos e resgata a quase todos, quando pode, das ruas. Os felinos, por sua vez, tendem a retribuir esse amor, aceitando-a quase que imediatamente, reconhecendo de alguma forma que ela não é uma inimiga. Isso lhe permite os criar e treinar. Eles geralmente vêm em sua defesa quando ela é atacada. Outros treinadores que já ensinaram a Selina foram: O Mestre Sem Braço em artes marciais e o Pantera no boxe e nas lutas de rua.