Monica Rambeau
Monica é uma super-heroína da Marvel. Apareceu pela primeira vez na HQ O Espetacular Homem-Aranha Anual #16, em 1982. Foi criado por Roger Stern e John Romita Jr. Monica Rambeau foi uma membra dos Vingadores e já teve o codinome Capitã Marvel, sendo a primeira mulher a usar o codinome que atualmente é de Carol Danvers.
Monica Rambeau nasceu em Nova Orleans, Louisiana, filha de Frank e Maria Rambeau. Era tenente da Patrulha do Porto de sua cidade e chegou a ser capitã de navio. A vida de Monica mudou quando o amigo da sua família, o professor Andre LeClare pediu a sua ajuda. Ele tinha desenvolvido um gerador de energia extradimensional que caiu em mãos erradas.
Na luta que se seguiu, Monica foi bombardeada com energias extradimensionais e ganhou o poder de se transformar em qualquer forma de energia dentro do espectro eletromagnético, o que lhe permite mudar sua aparência. Além de poder voar, velocidade sobre-humana, pode atravessar paredes e é imortal, pois não envelhece. Andre incentivou Monica a usar seu poder para combater o crime e ela aceitou, deixou seu cargo na patrulha portuária e começou suas aventuras.
Batizada de Capitã Marvel pela imprensa, Rambeau entrou para os Vingadores como uma membra em treinamento, com a ajuda do Homem-Aranha, onde suas aventuras começaram. Foi treinada pelo Capitão América e pela Vespa, e depois passou a ser uma membra efetiva. Anos depois veio a ser líder da equipe.
Monica usou o codinome Capitã Marvel por um bom tempo enquanto era dos Vingadores, mas concordou em mudar para Fóton, concedendo o título de Capitão Marvel para Genis-Vell, o filho do Capitão Marvel original. Depois, descobriu que Genis-Vell havia mudado seu nome para Fóton ao adquirir novos poderes, se irritou e o confrontou por isso, por fim permitiu que ele ficasse com o nome e mudou o dela para Pulsar. Mais tarde, Monica deixou de se chamar Pulsar e passou apenas para Monica Rambeau, e atualmente está intitulada como Espectro. Quando Morgan Le Fay criou uma realidade alternativa e controlou todos os Vingadores, Monica foi chamada de Daystar.
Como membro dos Vingadores, Monica lutou contra vários vilões, mas dois eram inimigos pessoais da heroína, a psiquiatra Rocha Lunar (Karla Sofen) e Blackout (Marcus Daniels). Um dia, Rocha Lunar e Blackout, liderados pelo Barão Zemo (Helmut Zemo), atacaram a Mansão dos Vingadores e prenderam Monica numa armadilha na Dimensão da Força Escura, mas ela voltou a tempo de ajudar a retomar a Mansão. Rocha Lunar foi detida e Blackout foi morto.
Outro dos inimigos de Monica era a pirata e assassina interestelar Nebula, que fez com que Monica ficasse no Espaço por um longo período. Nas HQs, Monica Rambeau é chamada para ajudar quando a Feiticeira Escarlate ataca os Vingadores. Situação semelhante está se passando na série WandaVision, onde Monica Rambeau, interpretada pela atriz Teyonah Parris, está a combater Wanda.