Mundo Geek Feminino

Especial Os Simpsons

Marge Simpson

Marjorie Bouvier, apelido Marge, foi criada por Matt Groening. Ele colocou o nome da sua mãe na personagem, que se chama Margaret Groening. O sobrenome Bouvier também é uma homenagem para Jacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis, a esposa do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. A personagem Marge, tem um penteado famoso e único, seus cabelos são azuis e longos, penteados para o alto, ele foi inspirado no filme A Noiva de Frankenstein.

Lisa Simpson

Lisa Marie Simpson foi criada por Matt Groening. Ele colocou o nome de uma de suas irmãs, Lisa Groening, na personagem. Lisa é a filha do meio e a mais talentosa da família Simpson. A série deixa entender, por diversas vezes, que Maggie, quando crescer, terá ainda mais talentos do que a irmã, mas na série os personagens se mantem sempre com a mesma idade, então ela não corre esse risco, que para ela seria um pesadelo. O alto intelecto de Lisa e a postura política liberal cria uma barreira entre ela e outras crianças com a mesma idade, o que a torna uma personagem solitária. Lisa também é ambientalista, feminista e budista.

Nos curtas de Tracey Ullman Show, que tiveram três temporadas, Lisa era uma espécie de “Bart feminino”, que espelhava as travessuras de seu irmão, porém à medida que a série foi progredindo, ela se tornou uma voz liberal da razão, que atraiu elogios e críticas dos fãs do show. Lisa é dublada por Yeardley Smith, que disse uma vez em entrevista que o personagem Nelson Muntz faria um bom par para Lisa. Lisa é vegetariana, como mostrado no episódio “Lisa Vegetariana”, onde Paul McCartney e sua esposa, Linda, fazem uma participação. Para participar, Paul e Linda colocaram uma condição: que após o episódio, Lisa permaneceria vegetariana. O episódio foi ao ar em 1995, e quase 24 anos se passaram desde então, sendo que Lisa ainda não come carne.

Maggie Simpson

Margaret Simpson, apelido Maggie, foi criada pelo cartunista Matt Groening. Ele colocou o nome de uma de suas irmãs, Maggie Groening, na personagem. Maggie é altamente inteligente, possivelmente um gênio. Ela já dirigiu o carro de Homer, escapou da creche de Springfield, escreveu seu nome no Etch A Sketch, jogou poker na Internet, soletrou palavras com seus blocos de bebê, inclusive escreveu E = MC² com os blocos, e até tocou o saxofone de Lisa. Além de tudo isso, Maggie parece o anjo da guarda do pai. Ela já salvou Homer em várias ocasiões, como afogamento, de ser baleado por mafiosos, de ser sequestrado por um reboque motorista de caminhão, e uma vez de ser baleado por Russ Cargill, chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Quem pensa que Maggie nunca falou está enganado. Suas falas foram ditas em “Good Night”, o primeiro episódio do curta, com três temporadas, que foi ao ar no The Tracey Ullman Show. Quando falou suas primeiras palavras, a família estava adormecida e não ouviu, e na série “The Simpsons” ela nunca falou. Sempre vemos Maggie na abertura passar, supostamente por acidente, no caixa do mercado, mas esta cena não é ao acaso, o valor que aparece no caixa quando ela passa é o custo para manter um bebê nos Estados Unidos. O valor que geralmente aparece é 847,63, que de acordo uma estatística norte-americana de 1989, este era o custo médio em dólares. O som da chupeta é feito pelo próprio criador da série, Matt Groening.

Jacqueline Bouvier

Jacqueline Ingrid “Jackie” Bouvier chamada de Sra. Bouvier ou Vovó Bouvier, é viúva do falecido Clancy Bouvier. Ela também teve o nome escolhido em homenagem a Jacqueline Lee Bouvier Kennedy Onassis, a esposa do 35.º presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Tinha uma irmã chamada Gladys, falecida devido a uma obstrução intestinal. Jacqueline tem cerca de 80 anos e compartilha muitos traços da família Bouvier com suas filhas. Quando Marge era pequena, Jacqueline tinha um penteado de colmeia azul, como o que sua filha possui atualmente, e sua voz também era muito parecida com a de Marge quando adulta. Com Patty e Selma, suas similaridades incluem uma visão pessimista e crítica da vida e raramente sorri, além de já ter tido o hábito de fumar. Como a maioria dos parentes de Marge, Jacqueline tem uma opinião geralmente negativa de Homer, mas não costuma expressar. De acordo com “The Marge-Ian Chronicles”, ela proibira Marge de se casar com Homer, no entanto, uma vez que este foi um flashback, obviamente, ela não teve sucesso. Sua aparência foi criada “pegando o modelo de Marge e esmagando-o”.

Mona

Mona é a mãe de Homer Simpson e ex-esposa de Abe Simpson. No episódio “Mãe Simpson”, Homer acreditava que sua mãe estava morta, uma mentira contada por seu pai, mas a verdade ela estava fugindo da lei, após sabotar o laboratório de guerra biológica do Sr. Burns. Mona apareceu pela primeira vez na 2ª temporada, em um flashback no episódio “Oh irmão, onde você está?”, retornando para sua primeira aparição principal na 7ª temporada. Também apareceu em “Minha Mãe é uma Fugitiva” e novamente na 19ª temporada, em “Mona Louca”, mas morreu durante o episódio. No episódio “Let’s Go Fly a Coot”, ela revela ter encontrado Abe quando ainda era garçonete em uma cantina e ele quebrou a barreira do som para impressioná-la. A personagem recebeu o nome da ex-mulher do escritor Richard Appel, a autora americana, e irmã biológica de Steve Jobs, Mona Simpson. A inspiração para a personagem foi Bernardine Dohrn, integrando da organização militante esquerda radical, a Weather Underground, ativa no final dos anos 1960 e 1970.

Agnes Skinner

Agnes Skinner, mais conhecida como a Sra. Skinner, é amarga e rigorosa, principalmente com seu filho Seymour Skinner, que geralmente o trata como uma criança pequena. Odeia as escolhas amorosas de Seymour, especialmente Edna Krabappel. Namorou o Superintendente Chalmers, o Cara dos Quadrinhos e o Otto. A maioria dos habitantes de Springfield tem medo dela. Apesar de maltratar e humilhar Skinner constantemente, Agnes o ama de tal maneira que escolheu Tamzariam ao seu filho verdadeiro, como foi revelado em um episódio que seu verdadeiro filho Seymour era outra pessoa, sendo Tamzariam, o “Seymour” que todos conheciam. No episódio “O Expresso Homer”, é revelado que na década de 1920, Agnes era acrobata aérea, e no episódio “Garoto Conhece Curling”, ela revela sua vida como atleta nos anos 50 e sua participação nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952, na modalidade salto com vara. Seu marido Sheldon Skinner lembra mais Armin Tamzarian (agora legalmente Seymour Skinner) do que o seu verdadeiro filho Seymour, mas esta é provavelmente uma inconsistência do enredo. Agnes também afirmou que já foi casada com três caminhoneiros e revelou que já teve um caso com o Sr. Burns.

Patty Bouvier

Patricia Maleficent “Patty” Bouvier é a irmã gêmea de Selma e também irmã de Marge. O nome Patty, foi uma homenagem do criador Matt Groening, para uma de suas irmãs, chamada Patty Groening. Ela trabalha no Departamento de Veículos Motorizados (DMV), junto de Selma. Patty tem uma forte antipatia pelo Homer, é lésbica e fuma muito. Apesar das semelhanças entre ela e Selma, Patty tem demonstrado ser mais estressada do que sua irmã, em particular para os relacionamentos. O motivo de Patty não ter relações é devido à sua sexualidade. Ela é mais cruel com Homer do que Selma, e ao contrário desta, que tem breves experiências de bondade para com Homer, Patty não tem pena dele. Assim como sua irmã Selma, Patty é fã da série de TV dos anos 1980 MacGyver e já sequestraram o ator que o interpreta. No episódio “O Azul e o Cinza”, o cabelo de Patty é revelado ser vermelho, sendo a colocação cinza causado pelo uso constante de cigarros.

Selma Bouvier

Selma Bouvier é uma das irmãs mais velhas de Marge Simpson e gêmea de Patty Bouvier, da qual é inseparável. Diferencia-se desta por ter um vestido celeste, joias, penteado e colares ligeiramente diferentes. Assim como sua irmã gêmea, trabalha no setor de permissões para dirigir do Departamento de Trânsito. Está sempre fumando, odeia Homer Simpson e é fã incondicional de MacGyver, adotou uma criança chamada Ling, que resolveu adotar depois dos vários casamentos fracassados, mas ainda deseja ter um marido. Sempre compartilha seus momentos íntimos com seu iguana mascote, Jub Jub. Selma Bouvier nasceu dois minutos antes da gêmea Patty. Devido a um acidente na infância, ela perdeu o sentido do paladar e do olfato. A marca favorita de cigarros de Selma é “Laramie Hi-Alcatrões”, enquanto o de sua irmã gêmea é “Lady 100s Laramie”. O cabelo de Selma é naturalmente loiro, sendo revelado que o cinza é a fumaça do seu uso constante de cigarros.

Helen Lovejoy

Helen Lovejoy é a esposa do reverendo Lovejoy e mãe de Jessica Lovejoy. Em um episódio da Casa do Horror, é revelado que ela é madrinha de batismo de Lisa e Bart Simpsons. Helen é uma personagem muito fofoqueira, devido a ter crescido em uma pequena cidade, seu único passatempo era bisbilhotar a vida alheia. Um dia, um jovem vendedor de Bíblias de Springfield chamado Timothy Lovejoy apareceu em sua porta, ela se encantou com o protestante de boa aparência e suas histórias emocionantes da cidade grande. Por força do hábito, Helen espalhou um boato sobre si mesma e Lovejoy, e eles foram forçados a se casar.

Maude Flanders

Maude Flanders foi uma mulher de muitos dons: fé, castidade e caridade. Feliz em seu casamento com Ned Flanders, ela foi a mãe coruja de Rod e Todd, nos quais ela incutiu uma devoção inabalável. Apesar de não trabalhar fora, Maude foi uma dona de casa ocupada e incansável defensora das crianças de Springfield, cuja inocência é estragada frequência pelo mal dos desenhos animados violentos, pela educação liberal e pelas influências traiçoeiras da cultura popular. Embora ficasse a maior parte do tempo livre rezando e lendo a Bíblia, sabe-se que Maude soltava o cabelo e abaixava o decote, nos jantares ocasionais com conhecidos e vizinhos em que participava. Ela faleceu em um acidente, enquanto assistia a uma corrida de automóveis, onde Homer abaixou bem na hora que lançaram uma camiseta em sua direção, e esta acabou acertando Maude, que caiu de uma grande altura e não sobreviveu. A morte da personagem se deu devido a uma crise nos bastidores da série, quando a atriz que dublava Maude, exigiu um maior salário. Ela gostava de figueiras, leite desnatado sem sabor de gelo e da revista Newsweek. Após sua morte, Marge ficou horrorizada quando descobriu seu fetiche por sapatos, ela tinha um total de três pares. Em um episódio, deu a entender que Maude tinha um relacionamento com o Diabo.

Luann Van Houten

Luann é a mãe de Milhouse, o melhor amigo de Bart, a quem trata como um bebê. Ela aparece no 5º episódio da 3ª temporada, quando Bart fica surpreso por seu melhor amigo não o ter convidado para sua festa de aniversário. Milhouse explica que foi sua mãe que não quis, porque, segundo ela, Bart é uma má-influência. Bart fica aborrecido e é Marge quem vai conversar com a, até então, Sra. Van Houten, para reconsiderar a situação. Elas já haviam se visto uma vez, quando seus filhos ingeriram tinta ao mesmo tempo. Luann percebe que seu filho está muito triste, sem ninguém para brincar e, atendendo ao pedido de Marge, deixa Milhouse e Bart serem amigos novamente. Advogada, de ascendência italiana, gosta de sapateado e revelou no episódio “O Limoeiro de Tróia” que, para desgosto de seu marido, nasceu em Shelbyville. Se divorciou de Kirk Van Houten, no episódio “Milhouse Dividido”; já saiu com Apu, namorou Chase, também conhecido como Pyro, e posteriormente volta a se casar com Kirk.

Manjula

Manjula é esposa de Apu e mãe de óctuplos. Manjula foi combinada para se casar com Apu quando tinha três anos, esperando ansiosa por este dia. Ela trabalha ocasionalmente no Kwik-E-Mart, ao lado de Apu, mas geralmente é vista como dona de casa. Manjula afirma que Fried Green Tomatoes é seu livro, filme e comida favoritos. Mostra-se muito criteriosa e perspicaz em quase tudo o que seu marido faz. Apu já teve um caso com Annette Taylor e, depois que Homer Simpson descobriu, Apu acabou cedendo à culpa e prometeu pedir desculpas a Manjula. No entanto, ela já devido as fitas de vigilância no Kwik-E-Mart e expulsou Apu de casa. Com alguma ajuda da família Simpson, Manjula finalmente concordou em dar outra chance à Apu, após ele completar uma lista de tarefas, muitas vezes vingativas, bizarras e cansativas, criadas por ela.

Elizabeth Hoover

Elizabeth Hoover é professora do 2º ano na Escola Primária de Springfield. Hoover é a única que permanece concentrada no trabalho e está preocupada com a boa educação das crianças. Senhorita Hoover foi se desgastando pelos seus anos no sistema escolar público, e é, portanto, incapaz de manter uma atitude entusiasta para com o seu trabalho. Por mais que Hoover se preocupe com o futuro dos alunos, ela parece estar sobrecarregada e com estresse. Ela é muitas vezes vista fumando e parece que tem síndrome do pânico, acreditando muitas vezes ter doenças que não existem, mas que na cabeça dela são mortais. Ela está cansada de lidar particularmente com Lisa, devido ao seu entusiasmo desenfreado, o que inicialmente era motivo de orgulho. Hoover teve um encontro de uma só vez com Apu, e ao mesmo tempo, com o caseiro Willie. Ela já foi proposta em casamento por um homem não identificado. No entanto, ela não o queria e contratou Homer para separá-los. No início da série, o seu cabelo era azul, mudou para vermelho, e por fim está marrom.

Edna Krabappel

Edna Krabappel é professora da 4º série, leciona para a turma de Bart Simpson, na escola primária de Springfield. Edna se casa com Ned Flanders, o viúvo de Maude Flanders, e ajuda a criar Rod e Todd Flanders, até o dia da sua morte. O destino do casal foi uma escolha dos fãs, e foi revelado durante a abertura da 23ª temporada. Quando “The Falcon and the D’ohman” estreou, foi revelado que os fãs votaram a favor do relacionamento. No final do episódio, um aviso apareceu na tela e dizia: “O que nossos fãs uniram, não deixe nenhum escritor separar”. Edna era dublada por Wallace Wolodarsky, e após a sua morte, os produtores do programa decidiram aposentar a personagem. O nome de Krabappel foi escolhido pelos primeiros escritores dos Simpsons, Wallace Wolodarsky e Jay Kogen, como uma brincadeira com a fruta “crabapple” e como uma referência à professora Miss Crabtree, dos curtas de Our Gang, uma série estadunidense dos anos 30. Edna Krabappel possui mestrado pela Bryn Mawr College, é uma personagem ranzinza, mal-humorada e cansada do sistema de escolas públicas americanas, mas em alguns episódios pode-se ver que ela já foi uma mulher muito otimista, que realmente queria ajudar as pessoas necessitadas. Foi retratada como uma personagem promíscua, devido a ter namorado quase todos os personagens masculinos da série e ainda ter dado em cima de Homer Simpson.

Compartilhe este post!