Mundo Geek Feminino

As Animações de Alice

Alice no País das Maravilhas é uma obra atemporal com mais de 150 anos. Já ganhou várias adaptações, inclusive animações, animes a até stop motion, sendo que a mais conhecida é a animação da Disney, de 1951. Contudo, vale listar as adaptações caso você seja um grande fã e queira conferir tudinho.

Sonhos Esquecidos: A Vida Tumultuada de Alice no País das Maravilhas, de Lou Bunin, de 1949, foi a primeira história animada de Alice. Teve uma mistura de pessoas com figuras animadas em stop motion.

Alice no País das Maravilhas, produzido por Hanna-Barbera, em 1966. Nesse filme especial, Alice precisa ler o livro de Lewis Carroll para um trabalho escolar e acaba no País das Maravilhas. Mas ao invés de cair em um buraco, como na maioria das histórias, Alice vai parar dentro da TV e lá interage com os personagens clássicos de sua história, além de Fred Flintstone e Barney Rubble, que aparecem nesta história como uma lagarta de duas cabeça, e Hedda Hatter, uma versão feminina do Chapeleiro Louco.

Alice no País das Maravilhas em Paris, filme animado, de 1966, se passa depois do País das Maravilhas. Alice sonha em ir para Paris e um rato chamado François concorda em levá-la até lá se ela lhe der seu queijo favorito. Ao longo do caminho, eles compartilham várias histórias.

Fushigi no Kuni no Alice é o anime da Nippon Animation, de 1983. Foi transmitido na rede de TV Tokyo e outras estações locais no Japão. O anime teve 52 episódios, mas apenas 26 chegaram aos Estados Unidos.

O anime Alice to Zouroku, de 2017, foi baseado no mangá homônimo de Tetsuya Imai. É uma obra japonesa diferente do País das Maravilhas que estamos acostumados a ver, pois no enredo alguns seres humanos têm superpoderes, por exemplo.

Alice no País das Maravilhas por Neco z Alenky, de 1988, é mais um stop motion misturando pessoas reais, feito pelo animador tcheco Jan Svankmajer. Ele criou mundos onde metamorfoses bizarras e objetos banais e comuns ganham vida de forma ameaçadora. Essa versão ficou famosa por seu visual surrealista.

Alice no País das Maravilhas, série animada da Disney, de 1991 a 1995, tem como enredo uma Alice estudante, que chega do colégio com problemas e, ao passar por um espelho, vai parar no País das Maravilhas.

Abby in Wonderland, de 2008, é um filme que adapta Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll com os Muppets da Vila Sésamo. Abby Cadabby protagoniza o papel de Alice.

Lois no País das Maravilhas, de 2019, foi um especial da série animada “Uma Família da Pesada”, que mostrou a louca família indo parar no País das Maravilhas e Lois sendo a Alice.

A Casa da Árvore dos Horrores XXIV, episódio da série animada de Os Simpsons, de 2013, fez uma paródia com a obra de Alice na abertura, quando Lisa cai do sofá e vai parar no País das Maravilhas.

Ever After High, de 2013 a 2018, foi uma animação de bonecas que contava histórias dos filhos de personagens de vários contos de fadas. Nele vemos os descendentes do País das Maravilhas, sendo o Alistair Wonderland filho de Alice. Entre outros, também vemos a filha do Chapeleiro Maluco, Madeline Hatter, ou Maddie em inglês, que significa “maluquinha”. Também há a filha da Rainha de Copas, Lizzie Hearts, que será a próxima Rainha de Copas. Esses, entre outros personagens, fazem parte das Aventuras de Alice no País das Maravilhas.

Alisa v Zazerkale, de 1982, é uma animação russa com uma tradução que seria Alice na
Terra do Outro Lado do Espelho. O filme tem duração de aproximadamente 38 minutos e um visual bem sombrio, muito diferente de tudo o que já foi visto. O legal é que mesmo sem entender russo, vale à pena conferir.

Em Betty in Blunderland, de 1934, a icônica personagem Betty Boop também homenageou as histórias de Alice no País das Maravilhas. Foi um curta-metragem onde ela monta um quebra-cabeças sobre o conto e acaba indo parar no País das Maravilhas quando cai no sono.

Compartilhe este post!