Mundo Geek Feminino

Thena

É uma personagem fictícia das histórias em quadrinhos da Marvel. Apareceu pela primeira vez em Os Eterno #5, em novembro de 1976. Foi criada por Jack kirby e Martin Burnstein. Thena é integrante do grupo dos Eternos e é a mais mortal dentre eles, impetuosa, rebelde e propensa a violar as regras. No filme, Angelina Jolie a interpreta.

Nas HQs, conta-se que Thena iria se chamar Azura, mas seu pai, Zuras, exigiu por decreto real que seu nome fosse trocado para Thena. Desta forma, seu nome se assemelharia ao nome da filha de Zeus, Athena. Tudo isso foi para selar um acordo entre os deuses olimpianos e os Eternos. Nesse acordo, os Eternos passariam a proteger os povos da Terra. Mas a aliança não durou muito, pois os humanos passaram a adorar os Eternos, o que despertou ira nos deuses, resultando em uma briga entre Athena e Thena.

Thena teve um romance com Kro, líder dos Deviantes, inimigos dos Eternos e da raça humana. Em uma batalha, ele teve a oportunidade de matá-la, mas não o fez, acabaram se aproximando e se apaixonando. Esse relacionamento durou milhares de anos e, entre idas e vindas, resultou em uma gravidez de gêmeos, os quais ela não pôde gerar.

Thena os colocou dentro da sra. Ritter, uma mulher infértil, que os criou como seus próprios filhos, Donald e Deborah Ritter. Como crianças híbridas, filhas de um Deviante com um Eterno, eles possuíam poderes, o que os levou a questionar sobre seus pais terrestres. Mais tarde, eles descobriram a verdade.

Já na edição de 2006 de “Os Eternos”, a Marvel Comics apresentou o que parecia ser uma nova versão da personagem, mas se tratava de uma das travessuras de Sprite, um dos integrantes dos Eternos. Thena, assim como Sersi e Makkari, foi afetada pelos poderes de Sprite e não tinha memórias de sua vida como uma Eterna. A guerreira vivia na Terra, onde trabalhava como uma pesquisadora na Stark Enterprises. Nessa ilusão, Thena era casada com o humano Thomas Elliot, com quem tinha um filho também humano, chamado Joey Elliot, o qual ela cria no mundo dos Eternos, após a morte do marido em um atentado terrorista e de descobrir quem realmente é.

Em outras histórias é mostrada a árvore genealógica de Thena. O pai, Zuras, teve um irmão, chamado A’Lars, um homem extremamente inteligente e respeitado pelos Eternos por suas invenções. A’Lars deixou a liderança dos Eternos em Olympia para Zuras e foi chefiar sua própria colônia de Eternos em Titã, uma das luas de Saturno. Lá, ele teve dois filhos, Eros e Thanos, o que faz de Thena a prima de primeiro grau de Thanos, o Titã Louco. Para completar esta árvore genealógica extremamente interessante, o avô de Thena é Kronos, o primeiro governante dos Eternos e o mais poderoso que já existiu entre eles.

Thena herdou os poderes e a posição de líder após a morte de seu pai, pois era a primeira na linha de sucessão para liderar os Eternos. Contudo, teve que enfrentar, por diversas vezes, a oposição de Ikaris, que queria usurpar o trono. Um dia, Thena teve escolher entre salvar seu amante secreto Deviante e se expor, ou permitir que ele morresse para garantir seu legado. Ela escolheu o amor, e Ikaris tomou o trono, se tornando o Eterno Primordial. Dentre os vários poderes e habilidades de Thena, ela é capaz de manipular a energia cósmica, algo que flui em suas veias. A habilidade de manipular matéria faz com que ela crie qualquer coisa que deseje. Tudo isso, somando um treinamento rigoroso, autodisciplina e linhagem familiar, faz dela um dos Eternos mais poderosos.

Compartilhe este post!