Mundo Geek Feminino

Duela Dent

É uma personagem fictícia da DC. Apareceu pela primeira vez em Batman Family #6, em julho de 1976. Foi criada por Bob Rozakis. Duela é uma menina perturbada e por ter um pai inicialmente desconhecido, inventou ser filha de vários vilões, como: Coringa, Espantalho, Charada, Pinguim, Duas caras, Apocalipse, Doctor Light, Perfurador, Joalheiro e até a Mulher-Gato. Na série da Batwoman, foi interpretada pela atriz Alessandra Torresani, no episódio chamado: Sorrindo de Orelha a Orelha. Porém existem duas versões desta personagem e na série foi criada uma interpretação da junção das duas.

A primeira Duela, inicialmente foi criada para ser inimiga do primeiro Robin, Dick Grayson. Ela o atormentou depois que descobriu sua identidade secreta e o desafiou a fazer o mesmo. Posteriormente Robin consegue descobrir que se tratava de Duela Dent, filha de Harvey, o “Duas Caras”. Tempo depois, Duela se juntou aos Titãs, como forma de compensar os crimes de seu pai criminoso. Ela passou a trabalhar com os Jovens Titãs, adotando o nome Harlequin. Isso aconteceu mais de uma década antes da primeira aparição de Harley Quinn.

Duela desapareceu depois que o título de Jovens Titãs foi cancelado, mas apareceu ocasionalmente na série Os Novos Jovens Titãs que se seguiu. Ela também apareceu brevemente em Detective Comics, adotando o apelido Card Queen, para se infiltrar em uma organização criminosa chamada MAZE. Sua última aparição antes de Crise nas Infinitas Terras foi no casamento de Donna Troy, onde ela inexplicavelmente parecia ser uma mulher de meia-idade. Ela fugiu antes que Dick Grayson pudesse perguntar como poderia ser filha do Duas Caras, se era tão velha.

Isso foi esclarecido no Pós-Crise, Duela era uma idosa porque era uma viajante do tempo, que foi levada à loucura por suas experiências e acabou voltando no tempo para se juntar aos Titãs originais. Mas a Equipe Titãs foi cancelada antes que a história pudesse ter desfecho, e essa versão de Duela foi descartada como um efeito colateral causado pelo colapso da realidade ocasionado pelo evento Zero Hora. Esta Duela, de idade avançada, apareceu algumas vezes ao longo de vários títulos, após Zero Hora, ainda usando o nome Harlequin. Embora ela frequentemente aparecesse ajudando os Jovens Titãs, também foi vista em várias reuniões de super-vilões, alegando ser filha de vários deles. Duela se juntou brevemente ao time antagonista dos Titãs do Leste, mas retornou aos Titãs depois.

As origens de Duela foram explicadas em Countdown to Infinite Crisis, onde ela foi estabelecida como refugiada da Terra-3, o mundo paralelo onde todos os heróis da Nova Terra eram vilões e vice-versa. Os pais de Duela são Evelyn Dent e Jackie “o Jokester”. Evelyn sumiu e, depois de um tempo, retornou casada com o Duas Caras, que criou Duela como filha. A menina cresceu sem saber que seu pai era Jokester. Isso explica porque ela teve tanta crise de identidade no decorrer das histórias.

A segunda personagem apareceu na HQ Mulher-Gato #23, em outubro de 2013, sendo intitulada de The Jokester’s Daughter, mas esta tinha pouca semelhança com a Duela Dent original, apenas o primeiro nome. Nasceu de uma família típica nos subúrbios de Gotham City, perturbou seus pais ao encontrar beleza nas coisas que a maioria das pessoas achava repulsivas. Ela cortou o rosto com um estilete, ao estilo do Coringa, para ficar bonita. Seus pais a obrigaram a fazer uma cirurgia plástica para corrigir o estrago que ela se fez, mas Duela fugiu de casa e foi morar nos esgotos de Gotham City. Foi neste lugar onde encontrou o rosto decepado do Coringa, que havia removido seu próprio rosto como parte de um esquema.

Começou a usar carne podre como máscara e ficou obcecada com a ideia de provar ser uma herdeira digna do legado do Coringa, que estava sendo considerado morto na época. Ela conheceu The Dollmaker, o cirurgião vilão que havia retirado o rosto do Coringa a seu pedido, e ele alegremente costurou o rosto do Coringa na carne de Duela e a injetou com uma amostra de sangue que ele havia colhido do Coringa. Duela lançou sua própria onda de crimes e juntou-se a vários outros vilões ao longo da minissérie Batman Eternal, onde chegou a realizar um ritual mágico para ressuscitar O Coringa e a lutar contra a Batgirl. Ela foi recrutada para o Esquadrão Suicida depois de ser capturada, para desgosto de Harley Quinn. Sem surpresa, Duela não estava sendo confiável como agente de campo e foi mandada de volta ao Arkham Asylum. Ela não foi mais vista depois disso.

Nenhuma versão dela foi descrita como possuindo poderes sobre humanos, mas todas as suas habilidades eram perigosas. Duela Dent era uma engenheira e detetive brilhante, capaz de construir todo tipo de equipamento de combate ao crime com tema de palhaço e inteligente o suficiente para descobrir que Robin era Dick Grayson, sem ajuda. Ela também era uma acrobata talentosa e ótima combatente física. A nova versão 52 da filha do Coringa não mostrava habilidades especiais, além de ser extraordinariamente boa com armas brancas.

Compartilhe este post!